O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
O estágio final de maturação ontogenética do sistema nervoso é marcado pelo processo de mielinização; este se inicia no útero (sexto mês de vida intra-uterina), se intensifica após o nascimento (por volta dos dois anos), e prossegue às vezes até a terceira década (REED, 2005, p. 395).
Intuitivamente, muitas pessoas acreditam que o desenvolvimento do cérebro estaria associado a um aumento linear em suas dimensões, que acompanharia a idade. No entanto, não é o que ocorre. As diferentes áreas do cérebro desenvolvem-se segundo trajetórias individuais, e aumentam ou diminuem de tamanho ao longo do tempo.
O sistema nervoso central é formado por duas partes básicas: o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo está contido no interior da caixa craniana, e a medula espinhal está contida no interior da coluna vertebral, no canal vertebral.
O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro. O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso. É possível perceber, na região anterior do tubo, três regiões distintas chamadas de: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
Mielinização. A mielinização faz parte do processo de desenvolvimento cerebral. A mielina é uma camada lipoprotéica que envolve e protege a condução nervosa dos axônios dos neurônios, tornando-a mais rápida e eficaz.
O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo. O cérebro é o centro de comando da rede.
O sistema nervoso ou sistema neural é o centro de comando do corpo, ele é responsável por controlar as ações voluntárias e involuntárias.
Ele é viabilizado tanto pelo processo evolutivo biológico quanto pelo social. Desta forma, considera-se que uma evolução neural proporciona uma evolução ou integração sensório-motora que acontece por meio do sistema nervoso central (SNC) em operações cada vez mais complexas (Fonseca, 1988).
- Sistema nervoso autônomo: também formado fibras motoras, contudo elas conduzem os impulsos do SNC para os músculos lisos das vísceras e do coração. Diferente do sistema anterior, sua principal função é comandar os órgãos internos do corpo e, consequentemente, as atividades involuntárias.
O que é preciso para dar aula no EJA?
Como transferir itens de uma conta para outra Fortnite?
Como fazer graxa para engraxar sapato?
Como visualizar arquivo PDF no celular?
Como reduzir os termos semelhantes de uma expressão algébrica?
Qual a melhor maneira de ler em voz alta ou em silêncio?
Como reenviar uma mensagem do Gmail?
Como reduzir Tamanho de apresentação PowerPoint?
Como reduzir luxação cotovelo?
Como reescrever a história da cigarra e a Formiga?
Como reduzir o tamanho de um arquivo em Word?
Como redimensionar tabela automaticamente Excel?
Como diminuir o tamanho do Sistema?
Como diminuir o consumo de energia da TV?
Quanto tempo demora para sair o ITBI?