Os anticorpos são produzidas quando um antígeno – substância capaz de desencadear resposta do sistema imune – entra no organismo e ocasiona a diferenciação do linfócito, que passa a sintetizar essas proteínas de defesa em grande quantidade.
Os anticorpos são glicoproteínas que atuam contra os agentes invasores de diferentes formas. Podemos classificar essa ação em duas formas: o ataque direto e a ativação do sistema do complemento. No ataque direto, os anticorpos ligam-se ao antígeno e podem provocar sua aglutinação, precipitação, neutralização e lise.
Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.
Os anticorpos são produzidos pelos plasmócitos, que são formados pela diferenciação dos linfócitos B. O processo inicia-se quando antígenos específicos entram em contato com os linfócitos B específicos no tecido linfoide. A partir desse contato, os linfócitos B específicos são ativados e passam por uma série de divisões celulares, ...
São seleccionadas as células B normais, produtoras de anticorpos, que ao serem fundidas com uma célula de mieloma (plasmócito tumoral), geram uma célula híbrida, denominada hibridoma. Este hibridoma possui as propriedades de crescimento das células imortais do mieloma e segrega o anticorpo produzido pela célula B.
Podemos diferenciar cinco classes distintas de anticorpos, as quais são chamadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE. Como vimos anteriormente, Ig é uma abreviação de imunoglobulina, já as letras que acompanham essa abreviação dizem respeito à classe específica. Essas classes diferenciam-se por pequenas diferenças físico-químicas.
Na aglutinação, os anticorpos fazem com que partículas com antígenos em suas superfícies unam-se. Na precipitação, os anticorpos fazem com que o complexo antígeno-anticorpo torne-se insolúve l e precipite-se. Na neutralização, os anticorpos cobrem os locais em que os antígenos se ligariam à célula hospedeira, neutralizando sua ação.
Como se ioniza um ácido e uma base?
Quanto ganha um jurado de Tribunal?
Como limpar as fezes do pombo?
Quando é a inscrição da ETEC 2021?
Como se inscrever no site do Guanabara?
Como se integram ao restante do nosso modelo de negócios?
Como se inscrever Encceja 2021?
Quem tem angina pode tomar cerveja?
Como tirar tripa do camarão sem descascar?
Como fazer inscrição para o concurso do IBGE?
Como se inscrever para ser atriz da Netflix?
Como limpar o quartzo verde bruto?
Como saber qual é o predicado da frase?
Como tirar ferrugem dentro do forno?