A segregação é consequência da localização dos genes nos cromossomos e do comportamento desses durante a formação dos gametas, através do processo de meiose. O monge Gregor Mendel realizou seus estudos com objetivo de compreender como as diferentes características eram transmitidas de uma geração para outra.
A primeira lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação dos Fatores, foi formulada por Gregor Johan Mendel e foi publicada entre 18. Essa lei enuncia que cada característica do ser humano é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.
A relação Meiose e 2ª Lei de Mendel Note que, durante a meiose, os homólogos se alinham em metáfase e sua separação ocorre ao acaso, em duas possibilidades igualmente viáveis. A segregação independente dos homólogos e, consequentemente, dos fatores (genes) que carregam, resulta nos genótipos AB, ab, Ab e aB.
Segundo a Segunda Lei de Mendel, os genes, durante a formação dos gametas, segregam-se independentemente. ... Quando os genes estão localizados em um mesmo cromossomo, essa segregação não acontece e todos são transmitidos durante a meiose. Esse fenômeno recebe o nome de linkage, ligamento fatorial ou ligação gênica.
Por exemplo, o conceito de genoma é recente, e o seu estudo está diretamente relacionado aos estudos de Mendel, só que de forma muito mais ampla. Os testes de paternidade e os testes para detectar doenças genéticas também se relacionam comas descobertas de Mendel.
O que é a lei de segregação independente? A lei da segregação independente de Mendel afirma que os alelos de dois (ou mais) genes diferentes são distribuídos para os gametas independentemente um do outro. Em outras palavras, o alelo que um gameta recebe para um gene não influencia o alelo recebido por outro gene.
Conclusões de Mendel. Com os resultados obtidos, Mendel chegou a algumas importantes conclusões: Existem fatores responsáveis por uma determinada característica. No caso do experimento citado, podemos concluir que existem fatores que determinam a cor branca e a cor púrpura.
As primeiras conclusões, que deram origem à chamada primeira lei de Mendel, foram baseadas na análise do processo de hereditariedade de apenas uma característica das ervilhas. Mendel então deu prosseguimento aos seus trabalhos e realizou análises de duas ou mais características ao mesmo tempo.
Hoje sabemos que os fatores a que Mendel se referiu são os genes (do grego genos, originar, provir), e que realmente estão localizados nos cromossomos, como Sutton havia proposto. As diferentes formas sob as quais um gene pode se apresentar são denominadas alelos.
As diferentes formas sob as quais um gene pode se apresentar são denominadas alelos. A cor amarela e a cor verde da semente de ervilha, por exemplo, são determinadas por dois alelos, isto é, duas diferentes formas do gene para cor da semente.
Como fazer a referência de um artigo?
Quais os sintomas da dor muscular?
O que é uma avaliação inclusiva?
Quantas vezes uma pessoa pode doar medula óssea?
Quando a capoeira foi considerada patrimônio imaterial da humanidade?
Qual o maior problema da região Nordeste?
Quais são os tipos de umidificadores?
Quais são as principais características do mercado de trabalho na sociedade atual?
Quantos anos tem o ator Murilo?
O que é uma secreção parecida com clara de ovo?
Qual é o número de diagonais de um pentágono?
Quais os tipos de software proprietário?
Quais as características dos embargos de divergência?
Qual é a data do nascimento do Mestre Bimba?
Qual a diferença entre órgãos Homologos de Analogos Cite exemplos?