O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral.
Os nematelmintos podem ser carnívoros ou herbívoros, com algumas espécies parasitas que se alimentam da matéria orgânica consumida pelo hospedeiro em que estão ou, ainda, possuindo hábitos hematófagos (se alimentando do sangue do hospedeiro).
Digestão – os nematelmintos possuem um tubo digestivo completo, com boca e ânus, permitindo o animal ingerir alimentos que tenham partículas, que são processadas no interior do tubo digestivo. ... Sistema excretor – é formado por dois canais longitudinais, dispostos um em cada lado do tubo digestivo.
Por não ter cílios, os nematoides não possuem órgãos excretores. Sendo assim, a excreção é feita por glândulas que se abrem em um poro excretor. A principal excreta desses animais é a amônia.
Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima).
Simetria: bilateral. Modo de vida: pode ser livre ou parasitária. Ambiente de vida: podem viver tanto na água quanto na terra ou, ainda, no organismo de outros seres. Revestimento: o revestimento dos nematelmintos é feito por uma cutícula protetora bastante resistente.
Tratamento e Prevenção
Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendoconsiderada a mais importante.
A digestão é tanto extra quanto intracelular e as substâncias que não são utilizadas pelo nematoide são eliminadas pelo ânus. Os nutrientes obtidos pelo animal são lançados no líquido do pseudoceloma e difundem-se para as outras células do corpo. O mesmo acontece com as excretas, que são lançadas no pseudoceloma e eliminadas pela parede do corpo.
Reprodução dos nematódeos Os nematódeos são animais dioicos, ou seja, possuem sexos separados. Eles podem produzir milhões de óvulos e a fecundação é interna. Os espermatozoides se deslocam por movimentos ameboides e, em geral, ocorre a postura de ovos.
Os nematódeos podem ser encontrados em vários habitats diferentes, sejam eles aquáticos, marinhos e dulcícolas, ou terrestres, desde que o solo seja úmido. A maioria dos nematódeos parasitam plantas e animais, mas também existem muitos que são de vida livre. Estrutura corpórea dos nematódeos
Eles possuem epiderme uniestratificada e têm cutícula espessa que protegem o corpo do nematódeo da ação das enzimas digestivas do hospedeiro. Embaixo de todo esse revestimento, também existe uma camada muscular cujas fibras estão dispostas longitudinalmente.
Como saber qual vai ser a cor do bebê?
O que os acontecimentos do passado nos ajuda a compreender?
Como uma política fiscal pode favorecer o emprego?
Como grudar nas paredes como o Homem-aranha?
Quais são as dualidades do homem barroco?
Quando um geminiano terminar um relacionamento?
Como os homem da caverna registrava seus acontecimentos?
Como o corpo está relacionado com a arte?
O que fazer quando um capricorniano se afasta?
Como lidar com um geminiano no amor?
Onde nasce a esperança elenco?
Como trocar todos os Ícones do Windows 7?
Qual o tipo de reprodução das moscas?