A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.
Qual o microrganismo envolvido? O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti.
O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver.
A replicação do vírus se origina no local da picada do mosquito em células dendríticas, cuja migração através do sistema linfático resulta na indução de citocinas e do recrutamento de células do sistema imune mediado por quimiocinas.
A cólera é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139).
Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, além de também não ser transmitida através do consumo de alimentos ou água. A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado.
A principal forma de disseminação do coronavírus (COVID-19) conhecida até o momento é de pessoa para pessoa. O individuo pode ser contaminado através do ar ou pelo contato pessoal com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou até mesmo com o toque ou aperto de mão com a pessoa infectada.
O vírus causador da dengue é do gênero Flavivírus e pertence à família Flaviviridae. No Brasil, existem quatro sorotipos virais diferentes da doença: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. De acordo com o Ministério da Saúde, cada pessoa pode contrair os quatro sorotipos da doença, e a infecção por um sorotipo garante a imunidade para ele.
Como a dengue é transmitida? A dengue é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a transmissão ocorre através do A. aegypti, chamado popularmente de mosquito-da-dengue, o qual também é responsável pela transmissão da Zika e Chikungunya.
O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem). A sorologia é feita pela técnica MAC ELISA, por PCR, isolamento viral e teste rápido.
O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares.
Onde é o mundo dos dinossauros?
Como fazer QR Code para vendas?
Como alterar a lista de amigos no Facebook?
Como fazer o controle financeiro de uma empresa?
Como fazer para ter um capital de giro?
Como alterar o e-mail cadastrado no meu INSS?
Quais os tipos de pressão venosa central?
Quando é marcado o ponto no tênis de mesa Cite três?
Como se maquiar pela primeira vez passo a passo?
O que é a envergadura de uma pessoa?
Como jogar Marvel Avengers de 2?
Como ingressar como aluno especial na UnB?
Como jogar multiplayer no Bomberman?
Como é feito o exame dos rins?
O que fazer para melhorar o setor comercial?
Qual o Ônibus que passa em Piedade?