Vários fatores como idade, sexo, estrutura articular, ligamentos, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, temperatura corporal e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos. Quando o músculo alonga, o tecido conjuntivo adjacente fica mais tenso.
A flexibilidade pode ser definida como a máxima amplitude fisiológica passiva em um determinado movimento articular necessário que irá depender da elasticidade muscular e da mobilidade articular, sem que ocorram lesões anátomo – patológicas.
O tecido conjuntivo (unidade não contrátil), que constitui até 30% da massa muscular, é um fator determinante do grau de flexibilidade e da amplitude de movimento de um indivíduo. O colágeno, presente no tecido conjuntivo, é uma proteína abundante nos tecidos vivos.
Dicas para melhorar a flexibilidade do corpo
O alongamento realizado com um volume de 30 segundos aumenta a ADM articular na maioria dos adultos, ou seja, 30 segundos é o suficiente para melhorar a flexibilidade (3 – 8). Parece haver pouco benefício adicional aumentando o tempo de alongamento para mais que 30 segundos (1, 6 – 8).
A perda da flexibilidade do corpo é provocada pelo desuso, pelos hábitos posturais ruins, pelo medo da dor e evitação do movimento, e não somente pelo envelhecimento.
Flexibilidade é definida como a amplitude de movimento de uma articulação ou grupo de articulações. Ela é um dos cinco componentes da boa forma física, junto com o condicionamento cardiovascular, força, resistência muscular e composição corporal.
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada." ... FORÇA ISOTÔNICA (DINÂMICA) – É o tipo de força que envolve os músculos dos membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos.
(MAIO et al, 2010 Alter (2001, citado por VASCONCELOS; RIBEIRO & MACÊDO, 2008, p. 29): sugere três tipos básicos de flexibilidade, os quais são agrupados de acordo com os vários tipos de atividades motoras envolvidas:
O treino de flexibilidade não deve ser visto unicamente como alongamento muscular, pré ou pós treino. Trabalhar a flexibilidade deve ser feito a vários níveis- físico, psíquico, espiritual e social. A flexibilidade física, tal como a social e psíquica deve ser trabalhada regularmente.
Segundo Dialcova e Barros, (1999, p 85): A flexibilidade é dividida em dois tópicos: Flexibilidade ativa e passiva. A Flexibilidade Ativa permite ao individuo por si só alcançar a amplitude máxima da mobilidade articular e também da extensibilidade muscular.
MANIFESTAÇÕES DA FLEXIBILIDADE Flexibilidade ativa: maior amplitude possível de movimento que um indivíduo pode realizar por causa da contração dos músculos agonistas e do alongamento dos antagonistas, que ocorre paralelamente. Pode ser estática ou dinâmica.
O que são minérios e onde são encontrados?
O que significa impor as mãos na Bíblia?
Qual pode ser o impacto do aumento do plástico nos oceanos?
Qual melhor investimento hoje para iniciantes?
Qual o melhor tratamento para alinhar os cabelos?
Como desenvolver a escrita em sala de aula?
Como fazer uma petição inicial?
Como fazer uma tabela de números?
Qual tipo de spot usar na sala?
Quais os processos usados para transformar o ferro gusa em ferro fundido?
Como contar estrofes e versos?
O que levar na entrevista do visto?
Qual é a melhor gordura para fritar pastel?
O que são os threads do processador?
Qual horário melhor para postar reels?
Como excluir definitivamente arquivos do WhatsApp?