O protalo das samambaias contém estruturas onde se formam anterozoides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozoide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião.
Nas samambaias adultas, há folhas que, em sua face anterior, possuem soros, que são conjuntos de esporângios. No interior dos soros, são produzidos os esporos meiose.
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas da samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que a samambaias está em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.
O esporófito produz esporos que se utilizam do vento para a dispersão. ... Os esporos tem a metade do número cromossômico (n) do esporófito (2n) e quando são dispersados e encontram condições favoráveis no solo ou sobre outras plantas irão germinar, desenvolvendo estruturas parecidas com raízes.
O gametófito apresenta arquegônios, nos quais é possível observar a oosfera, e anterídeos, que são responsáveis pela produção de vários anterozoides. Na presença de água, o anterozoide flagelado nada até encontrar a oosfera. Ocorre, então, a fecundação e um zigoto é formado (2n).
Os esporos das samambaias modernas são todos de um único tipo, e a taxa seria homoesporous. Os esporos individuais são na maior parte 20-60 micrômetros no comprimento ou no diâmetro.
Poucas espécies de samambaias são encontradas em locais secos e frios. As samambaias crescem bem em lugares quentes, úmidos e com sombra.
Isso porque a samambaia se reproduz por esporos, que ficam na parte de baixo das folhas.
As samambaias costumam crescer nas florestas tropicais úmidas, mas também se desenvolvem em outros lugares quentes e úmidos onde haja bastante sombra. Poucas espécies de samambaias são encontradas em locais secos e frios. As samambaias crescem bem em lugares quentes, úmidos e com sombra.
Dentre os tipos de samambaias mais conhecidas estão as avencas ( Adianthum ), samambaia prateada ( Pteris ), escadinha do céu ( Nephrolepsis) e o xaxim ( Dicksonia sellowiana ). No lugar das flores e sementes, essas plantas usar esporos como meio de reprodução.
Há então a produção de estruturas sexuadas, uma feminina chamada de oosfera e outra masculina, de nome anterozóides. A fecundação ocorre quando há umidade suficiente, pois é preciso a presença da água e o produto será o zigoto que terá então o número de cromossomos necessário (2n).
A soja possui um mecanismo chamado de cleistogamia, onde a fecundação acontece antes da abertura da flor, assim, evita o contato com o pólen que venha de outro vegetal. No reino animal, é bastante rara a ocorrência de espécies que possuem a característica de autofecundação.
A fecundação ocorre quando há umidade suficiente, pois é preciso a presença da água e o produto será o zigoto que terá então o número de cromossomos necessário (2n). O protalo proporciona a energia ao ovo fertilizado enquanto o embrião se desenvolve.
Como se chama cardápio em Portugal?
Qual a parte do ovo que tem mais vitamina?
O que podemos aprender com Mateus 7?
Qual a profissão de um dono de loja?
Como ficou a PEC dos precatórios?
Para que serve o feitiço alohomora?
Por que os fungos são eucariontes?
Quantos filhos tem Romeu Zema?
Como baixar hematócrito no sangue?
Quais os tipos de suturas utilizadas na odontologia?
O que é estudo de coorte retrospectivo?
O que é uma bacia hidrografica quais elementos a compõem?
Qual é a função do Centro de Valorização da Vida?
Quais as principais características do Antigo Império egípcio?
Quanto tempo hiv dura fora do corpo?