Como os aracnídeos consomem somente alimentos liquefeitos, precisam fazer uma digestão prévia da presa antes de ingeri-la, ou seja, fora do corpo (extracorpórea). Para isso, secretam substâncias digestivas, que são lançadas sobre as presas até que elas sejam convertidas em uma pasta semilíquida que possa ser absorvida.
Sistema digestivo
A digestão é extracelular, ou seja, enzimas são liberadas para que a presa seja digerida parcialmente fora do corpo do predador. Quando o alimento está liquefeito é engolido passando pelo sistema digestivo completo para que ocorra a digestão intracelular.
As quelíceras encontram-se localizadas dos lados da boca, são articuladas e têm diversas funções, e servem principalmente para a predação– todos os quelicerados são vorazes predadores – ou podem estar modificados num aparelho sugador, como nas carraças.
Nas aranhas as quelíceras são estruturas de veneno e também empregadas para dilacerar as presas. Há estruturas localizadas na região posterior e ventral do abdômen, chamadas fiandeiras, responsáveis pela produção da teia. Nos escorpiões, a estrutura de veneno é o télson, localizado na porção final da cauda.
Não possuem antenas. Nas aranhas, há fiandeiras (órgãos produtores de fios de seda que podem ser utilizados para fazer teias) no fim do abdômen. Nos escorpiões há a presença de um aguilhão no último segmento do abdômen.
32 curiosidades que você vai gostar
Aranhas e escorpiões são predadores e capturam as presas com a ajuda das quelíceras ou dos pedipalpos. Muitos desses predadores possuem glândulas de veneno, o qual é utilizado para paralisar suas presas. ... Os pedipalpos são úteis, principalmente, para manipular os alimentos.
As aranhas, bem como os escorpiões, possuem o corpo recoberto de quitina, (exoesqueleto), que é trocado periódicamente até a maturidade.
Os pedipalpos encontram-se localizadas dos lados da boca, são articulados e servem, na maior parte das espécies para ajudar as quelíceras (o primeiro par) na alimentação. Em várias espécies de aranhas, os pedipalpos encontram-se modificados como órgãos copuladores.
Atualmente, a maioria dos quelicerados encontra-se no grupo dos aracnídeos, que apresenta como principais representantes as aranhas, os escorpiões e os carrapatos. Esses animais caracterizam-se por apresentar as quelíceras, um par de apêndice chamado pedipalpos e quatro pares de patas.
Sistema reprodutor dos aracnídeos
Nas aranhas, os machos desenvolvem, na extremidade dos pedipalpos, uma dilatação bulbosa onde armazena os espermatozoides; usam, então, os pedipalpos para fecundar a fêmea. As fêmeas põem os ovos fecundados no interior de sacos de seda construídos por elas.
[ Zoologia ] Apêndice cefálico dos aracnídeos que formam um par de pinças, venenosos nos aracnídeos .
As quelíceras são estruturas afiadas que servem para injetar veneno na presa e capturar alimentos. Essas estruturas também são encontradas no cefalotórax do animal. As fiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.
Fieira ou fiandeira é a designação dada ao órgão produtor de seda das aranhas e das larvas de insectos construtores de casulos.
Os aracnídeos têm como características básicas: 4 pares de pernas (ou apêndices locomotores) (1), um corpo dividido em cefalotórax (2) e abdômen (3).
[ Psiquiatria ] Medo ou aversão a aranhas.
A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum. Algumas aranhas de caverna são cegas.
Além dessa característica, podemos destacar as pernas articuladas, fundamentais para a locomoção e obtenção de alimento, e o corpo segmentado. Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Os grupos de artrópodes
De acordo com evidências morfológicas e moleculares, podemos classificar os artrópodes em três linhagens diferentes: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos. No grupo dos quelicerados, destacam-se os aracnídeos, que formam a maior parte dos quelicerados modernos.
InsetosEstrutura corporal. ... Ordem Coleoptera: besouros e joaninhas. ... Ordem Hymenoptera: abelhas, vespas, cupins e formigas. ... Ordem Lepidoptera: borboletas e mariposas. ... Ordem Diptera: moscas e mosquitos. ... Ordem Hemyptera: percevejos. ... Ordem Homoptera: cigarras e pulgões. ... Ordem Orthoptera: gafanhotos e grilos.
substantivo masculino Ponta de ferro que, fixada na extremidade de um bastão, é usada para picar bois.
Esse grupo é representado por animais como aranhas, ácaros, escorpiões e entre outras mais de 60 mil espécies. Todos os aracnídeos são caracterizados por serem invertebrados e terem exoesqueleto rígido, além da presença de apêndices articulados.
A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.
Entre as aranhas brasileiras, as do gênero Loxosceles (conhecidas popularmente como aranhas-marrons) possuem as peçonhas mais tóxicas. Já os escorpiões do gênero Tityus são os mais perigosos, com destaque para o escorpião-amarelo.
Habitam praticamente todos os continentes, exceto a Antártida, vivendo em quase todos os ecossistemas terrestres (desertos, savanas, cerrados, florestas temperadas e tropicais). Assim como as aranhas, são animais que inspiram medo pelo fato de algumas espécies, causarem acidentes com envenenamento humano.
O que fazer para um pedido de casamento?
Pode usar lysoform nas axilas?
Quando surgiu o conceito de ética?
Quem inventou o teste do pezinho?
Quando começou os Jogos Olímpicos?
Como fazer para utilizar Office online?
Por que o Brasil optou pelo transporte rodoviário?
Porque a Netflix não abre no notebook?
Por que o turismo rural surgiu?
Como ligar o Miracast na TV Philips?
Quando teve início o processo de industrialização brasileiro?
Como foi o primeiro contato dos espanhóis com os astecas?
Como foi a formação dos Estados Unidos Brainly?
Quantos anos Claudia Raia casou com Alexandre Frota?