A cor dos objetos Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e outra parte será refletida. A cor de um objeto resulta da cor da luz que este consegue refletir.
Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz. ... Quando vemos um objeto negro, é porque ele está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Entre um corpo que reflete toda a luz (objeto branco) e um objeto que absorve toda a luz (objeto negro), temos objetos que refletem algumas cores e absorvem outras.
O que acontece é que a cor não está no objeto. Na verdade, os objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem apenas aquela que vemos. Essa luz é que chega aos nossos olhos. Lá dentro, na camada mais interna, chamada de retina, existem algumas células minúsculas, os cones e os bastonetes.
Consideremos que um objeto iluminado com luz branca absorva todos os seus componentes, com exceção da vermelha. Portanto, esse objeto reflete, difusamente, somente a luz vermelha e, então, para nós, esse objeto é vermelho. Se ele refletisse somente a luz azul, nós o enxergaríamos azul.
Define-se cor como sendo a sensação produzida quando a luz de diferentes comprimentos de onda atinge a retina do olho humano. Estas cores formam um conjunto de três luzes coloridas que podem ser misturadas para produzirem a sensação de luz branca, tão aproximadamente quanto possível. ...
Uma tinta preta absorve todas as cores, causando o negrume. Já uma branca reflete todas. Se você passar uma caneta vermelha no papel, o risco absorverá todas as cores menos o vermelho, que volta para os seus olhos.
A cor desses objetos, conhecidos como fontes secundárias ou corpos iluminados, depende diretamente da forma como eles interagem com a luz incidente.
Podemos resumir a questão da cor dos objetos a três aspetos: a luz incidente sobre o objeto, o modo como a luz interfere com o objeto (que depende da sua constituição), e o observador (olhos para os animais, ou detetores considerando os aparelhos de captação de imagem).
A cor dos objetos iluminados, ou seja, que não produzem sua própria luz, depende da frequência que eles são capazes de absorver — um objeto de cor azul, por exemplo, não é capaz de absorver a luz cuja frequência corresponde à cor azul, por isso, essa luz é refletida e o objeto é visto em tal coloração.
Na ausência total de luz, esses corpos não seriam visíveis, portanto, para enxergá-los, eles precisam refletir a luz proveniente de alguma fonte luminosa. Vale dizer que nem todos os objetos que refletem a luz permitem que enxerguemos o nosso reflexo.
O que posso abrir com 20 mil reais?
Qual a melhor madeira para ficar exposta ao sol?
Quantos kW gera uma placa solar de 400w?
Qual foi a contribuição de Maxwell para o eletromagnetismo?
Como limpar pulseira de prata que ficou preta?
O que significa luz branca no PS4 Slim?
Como enviar um Arquivo Editavel?
Quais são os procedimentos metodológicos?
Porque não consigo ver o meu e-mail?
Porque o Naruto nunca se tornou Chunnin?
Quanto tempo leva para criar um frango caipira?
Qual a relação do número de lacunas é elétrons livres em um semicondutor puro?
Com quantos anos se alista no exército?
Que significa a palavra benignidade na Bíblia?
Qual é a definição de análises quantitativas?