Na natureza, a clonagem ocorre em processos como a reprodução assexuada, tanto de animais quanto de vegetais, bem como na formação de gêmeos idênticos (univitelinos). ... O embrião gerado será, portanto, um clone do doador, tendo o mesmo material genético. Esse foi o processo utilizado na clonagem da ovelha Dolly.
A clonagem terapêutica, também chamada de clonagem do embrião, é a produção de embriões humanos para utilização em pesquisas. A clonagem terapêutica tem como objetivo obter células-tronco que podem ser utilizadas em estudos de desenvolvimento humano ou no tratamento de doenças.
As doenças que podem vir a ser tratadas desta forma são aquelas que envolvem alguma alteração no DNA, como o câncer, doenças auto-imunes, diabetes, fibrose cística, dentre outras doenças degenerativas ou genéticas, entretanto, em muitos casos ainda estão em fase de testes.
Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino):
É basicamente um conjunto de células, moléculas ou organismos descendentes de uma célula e que são geneticamente idênticas a célula original. Desta forma, a clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (microorganismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula-mãe.
A Clonagem "Terapêutica" é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivo, difere somente no fato do blastocisto não ser introduzido em um útero. Ele é utizado em laboratório para a produção de células-tronco (totipotentes) a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
Através da placa neural originam-se também alguns gânglios nervosos e vários tipos de células, como os oligodendrócitos do tecido nervoso, além dos melanócitos da pele. O estágio da embriogênese do sistema nervoso em que ocorre a formação do tubo nervoso é denominado nêurula, do grego neuron (nervo).
A partir daí, sucede-se o desenvolvimento embrionário, ou embriogênese, onde veremos inúmeras divisões celulares que originarão outras células, processo conhecido como mitose. Inicialmente, as células formadas são iguais e, conforme vão acontecendo as divisões, elas vão diminuindo de tamanho, onde não há a diferenciação celular.
Os três principais hormônios envolvidos no desenvolvimento das sementes são: Ácido abscísico (ABA), Auxina (AIA) e Giberelina (GA). Nesse sentido, AIA e GA estão envolvidos com processos de divisão celular, ou a indução dos mesmos.
Como consultar boletim de ocorrência Polícia Rodoviária Federal?
Como é a relação de Leão com Peixes?
Como uma onda no mar quando foi lançada?
Como se comunicar com uma pessoa cega e muda?
Quais os direitos de quem tem TDAH na escola?
Quais as consequências de uma gravidez indesejada na vida de uma adolescente?
O que é uma pessoa estar em negação?
Pode ir no casamento com calça?
O que é necessário para uma colação de grau?
Como funciona uma coifa de embutir?
O que é ser uma pessoa medíocre?
Como funciona a classificação para os playoffs?
Quais os times classificados da Série C?