O sistema circulatório da maioria dos moluscos é do tipo aberto, com a hemolinfa circulando no interior de vasos e depois sendo lançada em lacunas presentes no corpo do animal. Em cefalópodes, no entanto, o sistema circulatório é do tipo fechado, com hemolinfa circulando exclusivamente no interior de vasos.
A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
Circulação: apresentam circulação aberta, ou seja, o sangue, chamado de hemolinfa, não circula dentro dos vasos sanguíneos, mas sim em espaços do corpo do animal.
O sistema circulatório dos moluscos é do tipo aberto ou lacunar, onde o sangue é impulsionado por uma bomba, que é o coração, passa no interior de alguns vasos sanguíneos e chega a lacunas (hemoceles) encontradas entre os diversos tecidos, circulando lentamente nesse local, sob baixa pressão, levando nutrientes e ...
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
As três principais classes do filo molusco é: A Classe Bivalvia - que reúne moluscos marinhos ou de água doce; Exemplos: Ostras e mexilhões. A Classe Gastropoda - que apresenta maior número de espécies com representantes nos três tipos de habitat: água doce, marinhos e terra firme; Exemplos: Caracóis e caramujos.
A excreção dos moluscos é feita pelos chamados metanefrídios, estruturas que coletam líquido diretamente da região do celoma do animal. Os moluscos possuem um sistema nervoso bem desenvolvido, apresentando um plano fundamental que consiste em um anel nervoso em volta do esôfago de onde partem cordões nervosos.
Alimentação e Sistema Digestório. Os moluscos possuem um sistema digestivo completo, com boca e ânus. O alimento é conduzido pelo tubo digestivo, onde sofre a ação de enzimas. Os nutrientes são absorvidos e distribuídos pelo corpo por meio do sangue.
A parte anterior do tubo digestivo dos moluscos diferencia-se em uma faringe musculosa, cuja parede basal segrega uma lâmina quitinosa, denominada rádula, portadora de dentículos dirigidos para trás e própria para raspar os alimentos á maneira de uma lima; é um órgão exclusivo dos moluscos.
Em algumas espécies, observa-se a presença da rádula, uma espécie de língua raspadora cheia de dentes quitinosos. O sistema circulatório da maioria dos moluscos é do tipo aberto, com a hemolinfa circulando no interior de vasos e depois sendo lançada em lacunas presentes no corpo do animal.
Como se caracteriza um poema narrativo?
Como a ansiedade pode atrapalhar no relacionamento?
Como não deixar produtos vencerem no mercado?
Como fica a frase com as grades reforçadas a fera não pode escapar no pretérito?
O que fazer para não ficar atrás dele?
O que diz a CLT sobre a estabilidade da gestante?
É possível estar no exército com cabelo grande?
Como fica a cor castanho dourado no cabelo?
Como fica a distribuição eletrônica de um átomo com 20 l?
Como não aparecer em pessoas que talvez você conheça?
Por que não carregar o celular até 100?
Como desbloquear um app no Family Link?
Como referenciar uma entrevista que eu fiz?
Tem como não cumprir o aviso prévio?
Como deixar o vídeo inteiro no iMovie?
O que fazer com uma pessoa hipócrita?