A cetoacidose diabética é mais comum nos pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e ocorre quando as concentrações de insulina são insuficientes para suprir as necessidades metabólicas básicas do organismo. É a primeira manifestação de diabetes mellitus tipo 1 em uma minoria dos pacientes.
As cetonas no sangue podem ser medidas em um laboratório ou com um monitor portátil. O exame feito no laboratório usa soro, a parte líquida do sangue coagulado, e em geral mede apenas o acetoacetato. O beta-hidroxibutirato pode ser pedido como um exame de sangue separado.
Tratamento de cetoacidose diabética
As causas da Cetoacidose são a falta de tratamento, quando não há o conhecimento da diabetes; a aplicação de insulina em quantidade menor que o necessário, e o alto consumo de energia do corpo em momentos específicos, como infecções, traumas, infartos, AVC, mal uso de medicamentos.
Com gosto metálico, que lembra a acetona, ou às vezes mais adocicado, a halitose cetônica é apenas um reflexo das alterações que o organismo teve de fazer para se adaptar à falta de glicose ou a um jejum prolongado.
4 dicas para evitar a cetoacidose diabética
Como é feito o exame A quantidade de corpos cetônicos na urina pode ser medida por meio de exame de urina convencional, em que se pode observar a mudança de cor na fitinha utilizada nesse exame, indicando cetonúria.
Davidson (2001) e Costa (1988) afirmam ser comum o portador de diabetes e usuário de insulinoterapia domiciliar apresentar complicações cutâneas ou reações como lipodistrofia insulínica, lipo-hipertrofia, nódulos endurecidos, equimose, ardência e prurido.
A partir da identificação da causa de cetonúria, o médico pode indicar o uso da insulina, reposição de líquidos por via intravenosa ou a adequação da alimentação, de modo que contenha quantidades ideais de carboidratos, proteínas e gordura na dieta.
O corpo produz cetonas por utilizar a gordura quando a glicose no sangue desce. Em pessoas que não têm diabetes, um baixo nível de cetonas é normal e não prejudicial. Eles aparecem se não tiver ingerido alimentos por algum tempo e após o exercício físico prolongado.
Esta condição pode ser precipitada principalmente por infecções, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, trauma e tratamento inadequado do diabetes. Os sinais clínicos da cetoacidose são náuseas, vômitos, dor epigástrica (no estômago), hálito cetônico e respiração rápida.
Em pessoas que não têm diabetes, um baixo nível de cetonas é normal e não prejudicial. Eles aparecem se não tiver ingerido alimentos por algum tempo e após o exercício físico prolongado. Em pessoas sem diabetes, glicose, insulina e cetonas trabalham juntos para fornecer ao corpo a energia que necessita.
Qual a cor do fio de retorno da lâmpada?
O que são projetos inclusivos?
Como identificar pneu duro ou macio?
Quanto tempo dura o efeito de diazepam?
Quantas calorias tem feijão temperado?
O que é direito de representação?
Qual o significado das cores da rosa?
Como gerar boleto de infração de trânsito?
Quais são as seis medidas antropométricas mais utilizadas?
Que critérios você utilizaria para classificar uma coleção de selos além dos apresentados acima?
Qual é a única característica da Caatinga?
Quais os fundamentos pedagógicos da BNCC?
O que é uma taxa de juros nominal?
Como foi a participação do Brasil na história das cops?
Pode beijar com dor de garganta?