Uma das adaptações que favorecem a sobrevivência e diminuem a predação é a camuflagem. Isso acontece quando um organismo se assemelha bastante ao meio em que vive, tornando difícil sua localização. Essa semelhança pode ser pela coloração e até mesmo pela forma do seu corpo e sua textura.
Na camuflagem, o animal altera sua cor ou forma, o que garante que ele fique invisível a olhos desatentos, ou, ainda, apresenta pelos, penas, escamas, entre outras estruturas, que, durante os vários anos de evolução, permaneceram no organismo como uma importante adaptação para ajudá-lo a esconder-se no meio.
Por isso, veja as fotos abaixo com muita calma, e tente descobrir aonde esses animais se encontram:
A camuflagem é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca. Têm-se como exemplos desde as cores amadeiradas do bicho-pau até as manchas verdes-marrons nos uniformes dos soldados modernos.
O mimetismo é a capacidade de imitar o ambiente, para se confundir com ele. O camaleão faz isso trocando de cor, porque consegue controlar a concentração de pigmento nas células de sua pele. Tais células têm formato estrelado, com ramificações que se distanciam do centro.
A camuflagem é uma estratégia de defesa na qual os seres vivos assemelham-se com o ambiente em que vivem. Nesse caso, os indivíduos de uma espécie podem apresentar coloração, formato ou textura semelhante ao do ambiente e assim passar despercebidos por seu predador.
A finalidade da camuflagem é esconder e proteger o animal dos outros que pretendem caçá-lo, o processo é totalmente significativo e está relacionado com a fisiologia e o comportamento dos seus predadores e também das suas presas.
A camuflagem é quando o animal se assemelha ao ambiente que o cerca, a fim de se esconder de predadores ou utilizado por predadores para capturar suas presas. Já o mimetismo ocorre quando uma espécie imita características de outra para confundir seus predadores ou presas.
Outros animais possuem células chamadas de cromatóforos que lhes conferem a capacidade de mudança de cor. É o caso do camaleão, alguns peixes, anfíbios e moluscos.
Exemplos de animais que utilizam a camuflagem
Todos os animais que desenvolveram esse processo, o fizeram como forma de evitar serem vistos por outros animais, mas cada animal desenvolve um tipo diferente de camuflagem. Um animal que possui pelos terá uma camuflagem totalmente diferente de um animal que possui escamas.
Camuflagem como forma de defesa. Essa água-viva é um dos animais que usa a transparência como camuflagem. É facilmente reconhecido, principalmente nas praias da Europa. A criatura flutua perto da superfície do mar, onde aprisiona plâncton com sua superfície rica em muco e os move até sua boca.
Em certas situações, o animal pode adotar a camuflagem como um modo de se proteger de seus predadores e de conseguir obter as suas presas. Na camuflagem, o animal consegue se misturar ao ambiente, ou seja, suas cores se confundem com as cores do local, de forma que fica difícil saber onde ele está.
Seja para se defender ou para atacar, uma adaptação importante para as espécies é a camuflagem. Para que possam garantir a sobrevivência, várias espécies conseguem se tornar menos visíveis ambiente.
Quais são as melhores verduras para o bebê?
Como criar estratégias de vendas de seguro?
Como saber se é predicativo do sujeito?
Como pedir ajuda financeira à alguém?
Como divulgar vagas no site vagas com?
Como oferecer um serviço pelo telefone?
Como ofertar um lance no consórcio Chevrolet?
Como descobrir minha conta da Caixa?
Como ocorreu às formação das primeiras cidades?
Como divulgar seguro de carro?
Como ocultar todas as colunas e linhas do Excel?
Quais são os dois momentos da Primeira República?
Como fazer o cadastro de uma nova consultora Mary Kay?
Como tirar o After Effects de tela cheia?
Como tirar o piercing Captive?
Como desativar o Authy no mercado livre?
Como tirar o DRT de audiovisual?