Depois de inoculado sob a pele dos seres humanos ou macacos, os vírus da febre amarela concentrados nas glândulas salivares das fêmeas dos mosquitos invadem os vasos linfáticos do doente. Dali, caem na circulação e infectam as células do fígado, rins, coração, pulmões, a mucosa do sistema digestivo e até do cérebro.
Como a febre amarela é transmitida? Macacos infectados passam o vírus para os insetos ao serem picados. Então os mosquitos podem atacar um ser humano que está passando por alguma região de mata ou próxima a ela. Hoje em dia, os mosquitos que disseminam a febre amarela são dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
Para evitar que o sujeito susceptível fique doente, vírus amarílicos atenuados, isto é, enfraquecidos são usados para fazer a vacina contra a febre amarela. Ao penetrar no corpo de uma pessoa eles não conseguem provocar a doença mas provocam a produção de anticorpos que conferem proteção.
A forma mais grave da febre amarela é rara e pode causar problema, como: insuficiências hepática e renal; icterícia (olhos e pele amarelados); manifestações hemorrágicas (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
A doença é caracterizada por febre, dores no corpo, dor de cabeça, comprometimento do fígado e dos olhos e pele amarelada. Em casos mais graves, causa insuficiência hepática e renal, levando à morte.
Febre amarela. “Mas a lesão mais notável do fígado era a alteração de sua cor. Essa alteração consistia de palidez, assumindo o fígado às vezes cor de manteiga fresca, às vezes cor de palha e às vezes cor de café-com-leite”.
Qual é o transmissor (vetor) da febre amarela? Na forma silvestre, o vetor (mosquito) é o Haemagogus e o Sabethes. Eles são encontrados em áreas silvestres e de mata. Já na febre amarela urbana (último registro em 1942), a doença é transmitida pelo Aedes aegypti e Albopictus.
Possui dois ciclos de transmissão: o silvestre (que ocorre entre primatas não humanos, onde o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano (erradicado no Brasil desde 1942).
Semelhante à própria febre amarela, estima-se que sua ocorrência seja de um caso de DVA para cada 400 mil doses da vacina. A frequência de eventos neurológicos após a vacinação (meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré e doença autoimune com envolvimento de sistema nervoso central ou periférico) também é rara.
Depois de inoculado sob a pele dos seres humanos ou macacos, os vírus da febre amarela concentrados nas glândulas salivares das fêmeas dos mosquitos invadem os vasos linfáticos do doente. Dali, caem na circulação e infectam as células do fígado, rins, coração, pulmões, a mucosa do sistema digestivo e até do cérebro.
A febre amarela só pode ser diagnosticada por exames laboratoriais, pois tem sintomas semelhantes aos da dengue e malária. Saiba quais são eles.
A febre amarela é uma doença de notificação compulsória no mundo. O objetivo é manter as autoridades sanitárias informadas, a fim de que tomem as medidas profiláticas necessárias com presteza. Não existem medicamentos específicos para destruir o vírus, reverter o quadro clínico e evitar as complicações da febre amarela.
A vacinação para febre amarela é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação .
Quais membros do BTS falam japonês?
Quem pode ter acesso ao inquérito policial?
Como usar o adubo NPK 20 20 20?
Quais são as etapas de um projeto de pesquisa de marketing?
O que significa a letra I em física?
Quais são as atividades sujeitas ao adicional de periculosidade?
Qual o curso mais procurado em 2021?
Quantos refugiados têm no Brasil 2020?
Qual foi o primeiro filme com computação gráfica?
Quanto o SUS paga ao médico por uma cirurgia cardíaca?
Como ativar o hormônio leptina?
Quais são os signos mais magros?
Quais são as formas de pagamento à vista?
O que acontece se eu não tomar o remédio para tireoide?
O quê pergunta pro Crush pra puxar assunto?
Pode a vítima discordar do pedido de arquivamento do inquérito policial?