A progesterona é outro hormônio sexual feminino que é produzido principalmente pelo corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo do ovário. Esse hormônio estimula o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e das glândulas do endométrio, tornando-o espesso e preparando o útero para receber o embrião.
A cada ciclo menstrual o útero se prepara para uma possível gravidez. Isso é feito por meio do desenvolvimento e do espessamento de sua parede interna, o endométrio, que, após a fertilização, participa da formação da placenta.
Após a liberação, o endométrio espera pelo estrogênio (produzido nos ovários) para voltar a aumentar. O estrogênio faz com que o revestimento do útero aumente, uma vez que estimula as células endometriais a se dividirem (2). Após a ovulação, o endométrio se prepara para a possível chegada de um óvulo fertilizado.
No início de cada ciclo, quando a menstruação ocorre, há liberação hipofisária de pequenas quantidades de FSH e LH (pequenos pulsos), que juntos provocam o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos . O crescimento destes folículos induz o aumento da produção de estrógeno.
Ovulação: dias 14 a 15 do ciclo menstrual Esse óvulo então vai sair do ovário e entrar na tuba uterina. Caso não seja fecundado, ele se desintegra depois de aproximadamente um dia, não havendo mais chance de gravidez nesse ciclo menstrual.
O período fértil geralmente começa três dias antes e termina três dias depois da ovulação, portanto a janela de fertilidade é de cerca de seis dias. Esse é o momento mais propício à fecundação.
A primeira metade do ciclo prepara o óvulo para ser liberado do ovário e constrói o tecido do útero. A segunda metade do ciclo prepara o útero e o corpo para aceitar o óvulo fecundado, ou para iniciar o próximo ciclo se uma gravidez não ocorre .
Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para limpar o útero e prepará-lo para uma possível gestação no mês seguinte. Nessa ação fisiológica, o endométrio, uma membrana uterina interna, se desprende e sai pela vagina. Logo, a menstruação nada mais é que a liberação de sangue e tecido uterino nesse processo natural de limpeza, ...
Na fase pré-ovulatória, o útero se prepara para receber o óvulo que está se desenvolvendo nos ovários, duas glândulas do sistema reprodutor feminino que produzem hormônios, além de produzir e armazenar os ovócitos (fase inicial dos óvulos).
Por isso, dizemos que o período fértil compreende os cinco dias antes da ovulação, inclusive o próprio dia da ovulação”, reforça a Dra. Beatrice. Quando o óvulo liberado não é fecundado por um espermatozoide, ocorre a fase pós-ovulatória, que é quando esse óvulo morre após cerca de 12h de vida útil.
“Esta segunda, em geral, é fixa em 14 dias. Então, o dia da ovulação pode variar. Por exemplo: em um ciclo de 25 dias, a ovulação normalmente ocorre no 11º dia do ciclo. Agora, em um ciclo de 28 dias, ela ocorre no 14º”, aponta a especialista, que faz parte da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro.
O que pode causar a queima de um disjuntor?
Tem como cancelar uma ordem executada rico?
Como é feito a aplicação da anestesia local?
O que se entende por diversidade cultural?
O que são valores e para que serve?
Quais os principais indicadores de estoque?
O homem é um animal politico por natureza?
Quais são as principais funções urbanas de certas cidades?
Quais os alimentos que impedem a absorção de ferro?
Com quantos dias se sente sintomas de gravidez?
Como fazer um anagrama com a palavra arte?
Como comer manteiga de amendoim?
Quanto tempo demora para a cocaina sair do organismo?
O que é comunicação empresarial interna?