Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram a fruta de "pomo d'oro" (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro. A produção brasileira de tomates abrange quase todas as variedades da fruta.
América do Sul
Todo mundo já pensa logo na Itália, mas foi aqui, na América do Sul, mais precisamente na região da Cordilheira dos Andes, que teve a origem do tomate.
Os primeiros registros apontam para a sua chegada em Sevilha, na Espanha, no século XVI, que era um dos principais centros de irradiação comercial para toda a Europa, principalmente Itália e Países Baixos. Os italianos logo chamaram os primeiros frutos de pomo d'oro (pomo de ouro).
5- Demorou para chegar à Europa Apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou à Europa no século XVI. E no início, eles não eram comidos, mas usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida.
Conta a história que as primeiras produções vieram de vilarejos do Sul da Itália. Antigamente, nessa região, era comum encontrar tomates secando ao sol nas varandas ou sobre pedras. Hoje em dia, a secagem dos tomates é muitas vezes feita em fábricas, com aparelhos industriais.
Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. De acordo com o pesquisador da Embrapa, "o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galapagos)".
O ritual deve ser repetido a cada seis meses Pegue um tomate grande e parta no meio com um corte na horizontal. Ao cortar, diga em voz alta: “Com essa saliva, eu anulo todas as pragas jogadas em mim com a saliva alheia.” Cuspa nove vezes no tomate e, em seguida, deixe em algum lugar que tenha contato com a natureza.
Entretanto, ainda que em menor escala, planta-se tomate nos demais Estados brasileiros, 10 calculando-se que a área plantada no país atinja cerca de 25.000 ha. A produtividade média nacional é da ordem de 50.000 kg por hectare, mas há regloes onde os agricultores chegam a colher 90.000 kg por hectare.
Introdução o tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, chegando ao mercado todos os anos, 1,5 milhão de t. O tomateiro tem sua origem nas regiões andinas do Peru, Bolívia e Equador e seu fruto era chamado pelos indígenas mexicanos de tomati ou jitomate.
Provavelmente foi comido logo depois que foi introduzido, e foi certamente a ser utilizado como alimento no início do século XVII na Espanha. O mais antigo descoberto livro com receitas de tomate foi publicada em Nápoles em 1692, embora o autor tinha aparentemente obtido estas receitas a partir de fontes espanholas.
No Brasil, a colheita do tomate é feita predominantemente de maneira manual. Os frutos, retirados das plantas são colocados em cestas de bambu ou sacolas plásticas, semelhantes às utilizadas para a colheita de laranjas. Logo após, os frutos são transportados para galpões, em caixas plásticas, onde são classificados.
Como podemos evitar que a doença seja transmitida pela água?
Como consertar porta de madeira inchada?
Como prevenir doenças psicossociais?
Como tirar nível para fazer uma calçada?
Como funciona o processo de internação compulsória?
O que fazer para curar pterígio?
Como prevenir a incontinência urinária feminina?
Como as ações humanas podem afetar?
Como funciona contrato por hora trabalhada?
Como é feita a defesa do organismo?
Qual a vantagem do lance fixo?
Como combater a hiperplasia da glândula sebácea?
Qual a função do inversor DC AC?
Como não deixar os pelos da virilha encravam?