Em 1952, um grupo de cariocas, liderado por Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão, começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite. O esporte começava a popularizar-se. As primeiras pranchas de fibra de vidro, importadas da Califórnia, só chegaram ao Brasil em 1964.
As hipóteses mais aceitas mundialmente afirmam que o surf nasceu na Polinésia ou no Peru, duas regiões cercadas pela águas do Pacífico Sul. No início era apenas diversão, o puro prazer de deslizar sobre as ondas.
O ingresso do surfe no Brasil se deu por meio dos trabalhadores de companhias aéreas que, ao entrar em contato com o surfe fora do país, trouxeram o esporte para nosso país. Iniciando pela praia paulista de Santos e logo caindo nas graças dos cariocas, o surfe rapidamente se espalhou pelo litoral brasileiro.
Os primeiros praticantes de surf no Brasil surgiram em Santos na década de 30. Nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial o Rio de Janeiro serviu de base naval dos aliados e recebeu a visita de americanos que trouxeram suas pranchas de surf, máscaras de mergulho e pés de pato, dando início aos esportes na praia.
Osmar Gonçalves, com apenas 16 anos, foi o primeiro surfista do Brasil. A ideia de montar uma prancha veio em 1937, quando o pai dele trouxe para o Brasil uma edição da revista Popular Mechanics, que mostrava a planta de uma prancha.
O surfe é originário da Polinésia, um conjunto de ilhas do Pacífico. ... Acredita-se que o esporte surgiu quando pescadores perceberam que usando uma tábua de madeira, era mais fácil chegar à margem do mar. Em 1778, o navegador inglês James Cook chegou ao arquipélago do Havaí e levou a idéia do esporte para a Europa.
Outros estudiosos afirmam que o surf nasceu no litoral do Peru, muito antes de ser praticado pelos polinésios. No país sul-americano os antigos habitantes surfavam numa espécie de canoa, ou prancha feita de junco, de nome Caballito de Totora. Este tipo de “barco” é um dos mais antigos que se tem notícia no mundo.
1938
O primeiro foi em 1938 na praia de Santos, onde Osmar Gonçalves construiu a primeira prancha de surf usando uma revista americana que ensinava passo a passo como se montar.
Foi em 1937 que o pai do paulista Osmar Gonçalves – considerado o pai do surf no Brasil – apareceu com um exemplar importado da revista Popular Mechanics. Dentro da revista, havia uma planta para construir uma prancha. O jovem Osmar e seus amigos João Roberto e Júlio Putz, não pensaram duas vezes.
Outro dado que oferece pouca discussão em relação à origem e evolução do surf, prende-se com o facto de o Havai se ter desde cedo tornado - e mantido - como o epicentro do surf mundial. A população havaiana dominava com mestria a arte de estar de pé numa prancha, há 1000 anos.
Na primeira matéria da coluna "Curiosidades do Surf" nada mais justo do que contarmos a história desse esporte incrível, que hoje podemos até chamar de "estilo de vida" pra muitos. O Surf é uma ideologia. Quem é do surf, respira esse esporte e muitas vezes vive em um mundo muito paralelo à quem não é do meio.
A primeira organização de surf no Brasil surgiu no ano de 1965, com o nome de “Associação de Surf do Estado do Rio de Janeiro”. O primeiro campeonato oficial surgiu ainda nesse ano, mas o desporto só seria reconhecido pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988.
Atualmente, o surf brasileiro vem ganhando muita força com a Brazilian Storm (tempestade brasileira), com surfistas brasileiros se destacando mundialmente no Circuito Mundial de Surf. Além dos nomes citados anteriormente, há outros surfistas importantes para a história do surf.
Qual vai ser a história de Injustice 2?
Como acabar com fungos no ouvido?
Como higienizar prótese flexível?
Como eliminar ácaros de armarios?
Como limpar a porta do microondas Brastemp?
Por que devemos manter uma boa alimentação nesse período de quarentena?
Qual é o mecanismo de ação da tetraciclina?
Como surpreender em um encontro?
Como remover a pintura de um barco de alumínio?
Como tirar tinta de quadro de alumínio de bicicleta?
Como limpar e cortar salmão inteiro?