Porque o sal e o açúcar possuem elementos que fixam a água no organismo, evitando que ele se desidrate. A célula absorve a água através do sistema de transporte ativo, ou seja, a água tende a passar de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
“Esse líquido é composto de água, mais sódio e glicose – elementos presentes, respectivamente, no sal e no açúcar. Assim, o soro caseiro equilibra o meio interno simulando o que acontece dentro do corpo”, diz o pediatra Adalberto Stape, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, SP.
A água deve ser sempre filtrada e o soro caseiro dura apenas 24h. Se precisar da solução por mais tempo, deverá preparar um nova a cada dia.
O soro caseiro deve ser tomado em casos de diarreia e vômitos, para prevenir a desidratação. Apesar de não cortar a diarreia, o soro caseiro repõe o líquido e os sais minerais eliminados nas fezes ou vômitos. Para tomar o soro, use uma colher e vá bebendo aos poucos ao longo do dia ou após cada evacuação ou vômito.
Soro fisiológico Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.
MODO DE USO: Administrar 750mL da solução por hora até o limite de 4L/dia. Lactantes e Crianças adiministrar 20mL de solução/kg por hora até o limite de 75mL/kg/dia. Se nas duas primeiras horas de tratamento os vômitos continuarem impedindo que o paciete adminidtre a solução, procuraro médico imediatamente.
O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
O soro caseiro é feito misturando água, sal e açúcar e é muito utilizado para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia, podendo ser usada para adultos, crianças bebês e, até mesmo, animais domésticos.
Portanto, mesmo que o paciente continue a ter episódios de diarreia, os componentes do soro caseiro continuam a ser absorvidos pelo intestino. Cerca de 95% dos quadros de diarreia conseguem ser tratados apenas com hidratação por via oral. Apenas 5% dos pacientes precisam de internação hospitalar para administração de soro por via intra-venosa.
Uma alternativa ao soro feito em casa, mas com o mesmo objetivo de prevenir a desidratação, é o soro pronto. O produto pode ser retirado gratuitamente nos postos de saúde, nas unidades da Rede Farmácia Popular ou adquirido nas demais farmácias.
O soro caseiro foi durante muitos anos a solução mais indicada para o tratamento da desidratação provocada por quadros de diarreia aguda. Mas se o objetivo é hidratar, por que soro caseiro e não apenas água? Quando um paciente tem diarreia e/ou vômitos, ele desidrata porque perde um grande volume de água.
Desde a década de 70 quando, depois de muitas pesquisas, o soro foi descoberto e passou a ser recomendado pela Organização Mundial de Saúde, tem contribuído para salvar milhões de crianças pelo mundo, que antes morriam pela desidratação causada pela diarreia.
Como saber se o óculos e original?
Como saber se o reboco ficou bom?
Como usar a fórmula se com datas?
Como usar mel de abelha no cabelo?
Qual radar pega sinal vermelho?
Como usar GSE IPTV no celular?
Como usar o mouse eo teclado no PS4?
Como dar Floxiclin para cachorro?
Onde comprar Infrared thermometer?
O que é fórmula da substância?
Como escreve essência correto?
Como escreve de segunda a sábado?
O que pode substituir a palavra prejudicar?
Como resetar o controle da Claro?