"Ao atingir um objeto qualquer, esse som é refletido na forma de eco e captado pelo ouvido do morcego. ... "Orientando-se pelo sonar, os morcegos são capazes de desviar de obstáculos tão finos quanto um fio de cabelo e reconhecer e capturar presas pequenas e rápidas, mesmo na mais absoluta escuridão.
Ainda assim, quase sempre os morcegos recorrem à ecolocalização para se orientarem durante a noite: usam o som “para localizar e identificar um alvo, enviando pulsos sonoros e recebendo os ecos refletidos pelo mesmo”, descreve.
A maioria dos morcegos possui um sentido adicional, aliado aos cinco sentidos com que os humanos estão acostumados: a ecolocalização ou biosonar, trata-se de um poderoso e importante recurso para orientação à noite ou em ambientes escuros como cavernas e para captura de presas.
Os morcegos são de hábito noturno saindo de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite. Comunicam-se e voam orientados por sons de alta freqüência que, emitidos pela boca ou narinas, ao encontrar um obstáculo retornam em forma de ecos.
Morcegos filostomídeos emitem sons de ecolocalização através de seus focinhos grandes e intrincadamente dobrados, o que ajuda a focalizar os sons que rebatem. Algumas espécies também podem alterar rapidamente o formato da orelha para captar com precisão os sinais recebidos.
Além disso, eles contam com uma ajudinha ainda mais sofisticada para se orientar no escuro: a ecolocalização, um sistema que funciona como um biossonar. O morcego emite ondas sonoras em freqüências inaudíveis para o ser humano que, ao encontrar um obstáculo, retornam e são captadas por seu ouvido especial.
A ecolocalização é uma capacidade primordial para os morcegos, uma vez que eles possuem hábitos noturnos e visão pouco desenvolvida. Para realizar esse tipo de localização, um pulso, que consiste em uma onda de alta frequência inaudível para seres humanos, é emitido por esses animais.
Como especialistas em ecolocalização, alguns morcegos podem se concentrar em objetos tão pequenos quanto 0,017 centímetro, aproximadamente a espessura de um fio de cabelo humano.
Os morcegos apresentam uma audição bastante aguçada, e muitos se utilizam de um mecanismo denominado ecolocalização tanto para orientar-se quanto para capturar suas presas. Eles emitem uma corrente de som de alta frequência através da laringe e que é transmitida pela boca e nariz.
Grande parte dos morcegos brasileiros preferem insetos, já a maioria ao redor do mundo é frugívoro, ou seja, se alimentam de frutos. Esses bichinhos são bem adaptáveis e enquanto uns não dispensam a rusticidade de uma caverna, outros encontram espaço no conforto do centro urbano.
Os morcegos são seres envoltos em crenças místicas e, às vezes, podem causar medo nas pessoas. Mas será que, cientificamente, há evidências sobre os males que os morcegos podem causar?
Além dos gatos, os cachorros também capturam morcegos que estão próximos ao chão ou dentro de casa. A pesquisadora alerta que a interação entre esses animaizinhos pode acabar provocando alguma doença característica dos morcegos nos pets: “de qualquer forma, é muito importante manter os animais de estimação vacinados”.
Como cancelar renovação automática de assinatura?
Qual a potência ideal para uma parafusadeira?
Quais as características do excluído digital?
Quais são as funções do reforço positivo e do reforço negativo?
Porque o Luffy briga com o Usopp?
O que substitui o arroz para diabéticos?
O que Jesus fez nos 40 dias no deserto?
Como o racismo afeta nossas relações sociais?
Quais os princípios básicos da qualidade total visão toyotismo?
O que significa a palavra Forgando?
Qual a lei que define a diferença entre drogaria e farmácia?
Quem tem artrose pode tomar leite?
Como funciona a leitura do teste de contato?
Qual o país que tem mais água potável no mundo?
Qual a resposta para Shalom Adonai?