O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
Os sons são ondas sonoras produzidas por vibrações de um corpo. Quando batemos as baquetas na pele que recobre o tambor, essa pele vibra, assim como as laterais do tambor. Isso faz com que o ar próximo a ele também vibre, produzindo as ondas sonoras.
O som obtido ao bater com uma colher de madeira num copo de vidro ou num livro com muitas páginas, por exemplo, será diferente pela diferença entre a vibração de cada tipo de material. A vibração do objeto, mesmo que imperceptível aos nossos olhos, causará vibração no ar, produzindo o som.
Sons naturais: produzidos pela natureza. Sons artificiais: produzidos pelos humanos/ANIMAIS em interação com o ambiente.
Os sons produzidos nas garrafas são todos diferentes, apesar das garrafas serem todas iguais! O que varia são as diferentes quantidades de água. Quando bates nas garrafas com a colher, a superfície da água treme. A esse tremer chamamos vibração.
PINTE A NUVEM COM TINTA AZUL E COLE ALGODÃO, PAPEL OU TECIDO BRANCO NAS GOTAS. REPRODUZA O SOM DA CHUVA, UTILIZANDO UMA VASILHA COM ÁGUA E UM COPO. COLOQUE ÁGUA NO COPO E DESPEJE LENTAMENTE NA VASILHA COM ÁGUA. SEPARE OBJETOS PARA REPRODUZIR OS SONS DA NATUREZA.
A velocidade do som pode se propagar em diferentes meios materiais: líquidos, sólidos e gases. Então, quando o som muda de meio de propagação (ar para a água, por exemplo), fenômeno chamado de refração, a velocidade é aumentada. Em geral, quanto mais denso é o meio, maior será a velocidade do som.
Explicação da experiência: O som é um fenômeno físico pelo fato de não alterar o material (como amassar o papel ou quebrar um vidro – há mudança do formato, mas a constituição do material não se altera). O som produzido pelas ocorre por causa do formato da taça, pois o que vibra são as suas paredes (parte onde coloca o líquido).
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons
Pergunte novamente aos alunos o conceito de som e explique que o som se trata de um fenômeno físico. Conceitue fenômeno Físico e dê outros exemplos de fenômeno físico (como a quebra de um copo de vidro, o amasso de um papel, etc.) 7.
Em seguida, molhe a ponta do dedo indicador (o dedo "fura-bolos") e passe-o pela borda da taça em movimentos circulares na borda toda (faça esse procedimento antes da aula para um breve treino). Com um pouco de treino você, professor (a) será capaz de produzir um som cheio e harmonioso.
Qual é o nome do osso da testa?
Qual a cidade do Forza Horizon 4?
Como podemos classificar a informação?
Qual a doença que as fezes do pombo transmite?
O que é propriedade para o Direito Civil?
O que ocorre quando uma Sprint é cancelada?
Quanto custa um cachorro lulu da pomerânia?
Como calcular quantidade de silagem?
O que é ser uma pessoa altruísta?
Quando começou a TV paga no Brasil?
Quanto ganha uma domestica em portugal?
Quantos padrinhos são no cartório?
Qual CNH para dirigir caminhão?
Quanto tempo para lixar verniz automotivo?
Qual foi o grupo que venceu a Primeira Guerra Mundial?