Na natureza, o silício só ocorre combinado. É encontrado em praticamente todas as rochas, areias, barros e solos. Combinado com o oxigênio, forma a sílica (SiO2 - dióxido de silício); com oxigênio e outros elementos (como, por exemplo, alumínio, magnésio, cál- cio, sódio, potássio ou ferro), forma silicatos.
Em escala industrial, o silício é produzido pela reação do óxido com coque. Mas, para obter um silício ultrapuro, realiza-se a decomposição do silano (SiH4) ou de tetrahaletos de silício a altas temperaturas.
grupo 14 O silício é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones, que são substâncias plásticas muitas vezes confundidas com o silício. Pertence ao grupo 14 (IVA) da Classificação Periódica dos Elementos.
Para conseguir silício puro é necessário transformá-lo, primeiro em silicoclorofórmio (HSiCl3) ou silano (SiH4) e, em seguida, insuflar hidrogénio a altas temperaturas ou, em alternativa, esperar que se origine espontaneamente a decomposição. A purificação completa-se com a fusão por zonas.
Para conseguir silício puro é necessário transformá-lo, primeiro em silicoclorofórmio (HSiCl3) ou silano (SiH4) e, em seguida, insuflar hidrogénio a altas temperaturas ou, em alternativa, esperar que se origine espontaneamente a decomposição. A purificação completa-se com a fusão por zonas.
A configuração eletrônica na camada mais externa de um átomo de silício é a mesma de um átomo de carbono – ambos têm quatro elétrons de ligação. Consequentemente, ambos os elementos são tetravalentes (cada átomo se liga a até quatro outros átomos) e compartilham algumas propriedades químicas.
Apenas os compostos de silício podem ser encontrados na natureza. O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre; 26 a 28% da crosta terrestre é composta de silício. Em abundância na crosta terrestre o silício fica atrás apenas do oxigênio, que compõe quase a metade de toda a crosta.
Nos materiais de construção, o Silício é encontrado na fibra que compõe os materiais, fabricando os produtos. A notícia ruim é que em alguns locais o uso do Silício para esse fim é proibido e perigoso. Isso por conta dos fiapos, que podem ser levados até o pulmão das pessoas, fazendo com que o indivíduo pegue uma doença de nome “silicose”.
Ouvir: Silício. Origem, propriedades e aplicações do silício O silício é o elemento de número atômico 14, do terceiro período da família do carbono e, devido a isso, ele possui várias propriedades parecidas com o carbono.
Na água do mar, a sua concentração é relativamente baixa, com apenas 3 mg de silício por litro. Pode-se encontrar no espaço um átomo de silício para cada 30 000 átomos de hidrogênio. O silício é um componente essencial da grande maioria das rochas que formam a crosta terrestre.
Como devo tomar o sulfametoxazol?
Quantas gotas de Vomistop devo tomar criança?
Qual a reação do xarope Neotoss?
Como a gestante deve tomar o sulfato ferroso?
Como se toma o remédio Annita?
O que significa azitromicina de hidratada?
Quantos dias posso tomar o meloxicam?
Como fazer inscrição para trabalhar no Enem 2020?
Como fica a pele após bariátrica?
Como ficam as gestantes na MP 936?
O que é permitido em um namoro santo?
Como tratar a ferida da vacina BCG?
Que tipos de cuidados devem ser tomados para prevenir as alterações de cor na pele?
Quanto tempo dura a camuflagem de estrias?
Quais são as principais doenças da natureza?