No Renascimento, o homem passou a ser visto como um ser racional capaz de adquirir conhecimento, sendo colocado no centro da universalidade. Contrapondo-se à ideia da Igreja durante a Idade Média, na qual o ser humano devia pensar de modo irracional baseada na autoridade divina.
Os homens medievais sabiam que já eram "outros homens", diferentes dos da Antiguidade. Queriam o poder, a ciência, a arte e a filosofia dos antigos adaptada ao seu mundo. Fazer renascer a produção intelectual da Antiguidade não significava retornar ao mundo antigo, significava criar a partir dos antigos.
No Renascimento acontece uma redescoberta do corpo. Segundo Lichtenstein (2004), o século XV inventou o corpo, estudando sua anatomia, formas e expressões. A princípio os corpos traziam a beleza das formas, como os modelos da Antiguidade; depois, a necessidade de retratar o natural começa a ganhar espaço.
Na pintura de Leonardo da Vinci, apoiada nas suas considerações sobre arte e natureza, o corpo humano é pensado como fenômeno em permanente relação e metamorfose com o ambiente e a natureza… ... Nessa dimensão expressionista de sua arte aponta-se o conflito e a tensão permanente entre corpo e alma, matéria e forma.
Na Idade Média o trabalho era pautado por uma carga religiosa, havendo uma maioria de trabalhadores (camponeses e artesãos) que pagavam todos os impostos e uma minoria de nobres e membros do clero que viviam às custas deste trabalho. Os trabalhadores não tinham direitos plenos e viviam sob a exploração dos nobres.
A mobilidade das pessoas durante a Idade Média foi intensa, o homem medieval vivia em constante deslocamento de uma região para a outra. Apenas para citar como exemplo, cavaleiros, mercadores, monges e peregrinos delineiam essa sociedade in via.
Educação, artes e cultura A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
Como era a vida na Idade Média? A Idade Média, ou período Medieval, começou na segunda metade do século 5.
A história do corpo na Idade Média é, assim, uma parte essencial de sua história global. ( LE, GOFF E TRUONG, 1924, p.10). A sociedade Medieval vivia mergulhada em grandes tensões, relacionadas a imagem de Deus e do homem e sobre tudo que fazia parte do cotidiano. Mas o que nos chama atenção é a visão teórica predominante entre o corpo e alma.
FARACO E MOURA (1995) afirmam que o declínio da Idade Média se dá com o crescimento da burguesia, a chegada do comércio e as grandes navegações, no fim do século XV. Já SOUTO MAIOR (1969) sugere que este longo período de tempo chega ao fim com a peste negra e as cruzadas.
Já SOUTO MAIOR (1969) sugere que este longo período de tempo chega ao fim com a peste negra e as cruzadas. Para PEREIRA (2004), o fim da Baixa Idade Média dá-se, oficialmente, com a queda do Império Romano do Oriente, derrubado pelos Turcos, conhecida como a tomada de Constantinopla.
Como ensinar a língua inglesa?
Onde guardar os livros no quarto?
Como faço para passar um E-mail para o pen drive?
Como ficou o IPVA para PCD 2021?
Pode colocar notas em cofre de barro?
Como Copiar um texto do Foxit Reader para o Word?
Onde guardar os alimentos no armário?
Qual a melhor tinta para pintar teto de laje?
Como organizar pregos e parafusos?
Qual a cor do cabelo da Lady Gaga no filme Nasce uma estrela?
Tem como congelar batata-doce crua?
Como gravar um filme para Netflix?
Que tinta usar para tingir corda de sisal?
Como guardar roupas em pouco espaço?
Como fazer para pintar roupa branca?
Qual tinta usar para pintar Corino?