Quando o ventrículo esquerdo relaxa, o sangue do átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo através da válvula mitral. Quando o ventrículo esquerdo está quase cheio, o átrio esquerdo se contrai, enviando sangue adicional ao ventrículo esquerdo, que, em seguida, contrai-se.
Camadas do coração - Endocárdio, miocárdio, pericárdio | Kenhub.
Veia cava superior e veia cava inferior: responsáveis por trazer o sangue venoso do corpo para o átrio direito. Artéria troncopulmonar: Divide-se em artéria pulmonar direita e esquerda, e que levam o sangue do ventrículo direito para os pulmões.
A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os circuitos elétricos, estruturas posicionadas em série e em paralelo, o que permite a identificação de resistências vasculares contrárias ao fluxo sanguíneo.
O sangue que chega ao átrio direito através da veia cava superior e veia cava inferior é forçado pela contração atrial a passar pela valva tricúspide enchendo o ventrículo direito, este bombeia o sangue através da válvula pulmonar para a artéria pulmonar, chegando aos pulmões.
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
A parede do coração é formada por três camadas distintas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão. O miocárdio, por sua vez, está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco.
O átrio direito é uma câmera que recebe sangue de diversas partes do corpo, exceto os pulmões. Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.
O sangue que chega ao átrio direito através da veia cava superior e veia cava inferior é forçado pela contração atrial a passar pela valva tricúspide enchendo o ventrículo direito, este bombeia o sangue através da válvula pulmonar para a artéria pulmonar, chegando aos pulmões.
O ventrículo direito tem a função de elevar essa pressão até 20 mmhg, para que o sangue flua até a artéria pulmonar. Dos pulmões o sangue volta ao átrio esquerdo com pressão zerada para que o ventrículo esquerdo eleve-a até 120 mmhg e ocorra a ejeção sanguínea.
O período de ejeção permite que haja o esvaziamento do ventrículo nos 30% restantes, e logo após ocorre o relaxamento isovolumétrico do coração, período em que ocorre o enchimento dos átrios.
As veias atuam como condutoras para o transporte do sangue dos tecidos até o coração mas, de forma igualmente importante, servem como reserva fundamental do sangue. As veias têm um calibre muito maior do que as artérias, sendo seu fluxo muito mais lento.
Apesar dessa diferença de massa muscular, as câmaras internas dos ventrículos possuem o mesmo tamanho, e podem acumular cerca de 85 mililitros no adulto. Para saber mais sobre as outras câmaras cardíacas - os átrios - e o esqueleto do órgão, confira os links a seguir,
Quanto custa o metro da telha isotérmica?
Qual a finalidade da política de sustentabilidade nas empresas?
Qual a profissão mais estressante do mundo?
O que são os produtos orgânicos?
Pode hidratar o cabelo cacheado todo dia?
Porque o capacitor eletrônico explode?
Como é o colo do útero de uma grávida?
Qual melhor plataforma de streaming de jogos?
Como saber se uma pessoa fria me ama?
Para que serve o remédio amoxicilina Clavulanato de potássio?