Essa reação de hidrólise básica ocorre quando são aquecidos os ésteres (óleos ou gorduras) na presença de uma base (como a soda cáustica – NaOH) e é cha- mada de reação de saponificação (Figu- ra 1).
Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.
O sabão em pedra que deixa a louça brilhante e perfumada é feito com o sebo de boi. Sim, aqueles caminhões que recolhem retalhos feios e malcheirosos nos açougues despejam sua carga em fábricas de produto de limpeza. A “mágica” transformação é operada pela soda cáustica, ou hidróxido de sódio.
Os sabões de barra utilizam a gordura animal como matéria-prima, enquanto os sabonetes que usamos para a higiene pessoal são feitos com óleos vegetais no lugar da gordura. Observe na composição química do sabão que suas moléculas sempre possuem uma cadeia carbônica bem longa, que é apolar, e uma extremidade polar.
Como fazer sabão caseiro
hidróxido de sódio Os produtos utilizados comumente para a fabricação do sabão comum são o hidróxido de sódio ou potássio (soda cáustica ou potássica) além de óleos ou gorduras animais ou vegetais.
A saboaria é uma arte antiga, que não se sabe ao certo a origem, mas que provavelmente surgiu em 2.800 a.C. na Mongólia. Outra linha sugere que o sabonete tenha surgido em 600 a.C., criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal e cinzas para higienizar o corpo. O termo “saboaria” significa fábrica de sabão.
O sabão em pó foi produzido pela primeira vez em 1946, como forma de facilitar a lavagem de roupas, que até então, era feita com sabão em barra. A princípio, não deu certo, devido às interações químicas entre o sabão e os íons da água dura.
Assim, os primeiros sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo), como o material graxo, com as cinzas de madeiras, que possuem substâncias alcalinas. Se não houvesse cinzas, evaporavam-se as águas de rios que costumavam ser alcalinas, como as águas do rio Nilo, no Egito. A produção do sabão foi se desenvolvendo cada vez mais e ele passou ...
A fabricação de sabão é, sem dúvida, uma das atividades industriais mais antigas de nossa civilização. Sua origem remonta a um período anterior ao século XXV a.C.. História. A história do sabão está ligada às origens da higiene, na história da humanidade.
Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica. Produção básica do sabão e glicerina. Assim, os primeiros sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo), como o material graxo, com as cinzas de madeiras, que possuem substâncias alcalinas.
A história do sabão começou milhares de anos antes de Cristo, ... e M. Hetzer, conseguiram desenvolver o primeiro detergente sintético de uso comercial, chamado de Nekal. O nome detergente vem do latim detergere, que significa “limpar”. Desde 1950 o detergente passou a ser fabricado tendo o petróleo como sua matéria-prima.
Como pesar gramas sem a balança?
Que tamanho é um bolo de 2 kg?
Como funciona a folga semanal?
Como calcular a área de um quadrado de 8 cm?
Quem não atualizou o Cadastro Único vai receber o Auxílio Brasil?
Quais lojas aceitam PayPal no Brasil?
Quanto a 99 cobra do motorista?
Onde aprender ninjutsu no Brasil?
O que é mitose e qual a sua importância?
Qual a média do pé masculino brasileiro?
Como desbloquear conta Caixa com excesso de saldo?
O que você entende por viabilidade?
Qual a melhor malha de algodão?