Chuva orográfica ou chuva de relevo é a chuva provocada pelas condições do relevo. Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima.
b) Como o relevo atua para formar as chuvas orográficas? a) As três massas de ar mais atuantes no litoral de São Paulo são: massa polar atlântica, massa tropical atlântica e massa tropical continental.
A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando massas de ar úmido esbarram em obstáculos naturais como montanhas e serras. Ao subir, a mudança de temperatura provoca a condensação do vapor de água, que se precipita em forma de chuva de pouca intensidade, mas por um período mais prolongado.
No litoral da região Sudeste como um todo e, mais especificamente, em São Paulo, as massas de ar mais atuantes (isto é, que tem maior influência no clima da região) são: a massa tropical atlântica (MTA), a massa polar atlântica (MPA) e a massa tropical continental (MTC).
Convecção: desenvolve quando a temperatura está elevada e há uma grande evaporação, o vento vertical leva o vapor para as altitudes ocasionando o resfriamento, assim produz a precipitação ou chuva. Esse tipo de chuva é conhecido como torrenciais e têm características de serem rápidas e abundantes.
Quando encontra uma barreira natural com uma elevada altitude, ocorre o choque entre esta massa de ar úmida e o relevo. No contato, a massa de ar é empurrada para cima, ganhando altitude. ... No caso de uma montanha, chove do lado da montanha em que a massa de ar se chocou. Este tipo de precipitação é a chuva orográfica.
Chuva orográfica, também conhecida como chuva de relevo, é a designação dada pela climatologia a um tipo de precipitação que ocorre a massa de ar úmida entra encontra com um obstáculo do relevo – uma montanha, por exemplo – condensa e precipita.
As massas de ar que serão ilustradas atingem a América do Sul e consequentemente do Brasil, são elas: Massa Equatorial Continental (MEC), Massa Equatorial Atlântica - Marítima (MEA), Massa Tropical Continental (MTC), Massa Tropical Atlântica – Marítima (MTA) e Massa Polar Atlântica – Marítima (MPA).
No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. ... Em uma nuvem, elas se juntam com outras gotinhas formando gotas maiores de água. Por fim, as gotas ficam pesadas demais para continuar na nuvem e caem como chuva na Terra.
As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares.
A intensidade e frequência das chuvas, a pressão atmosférica, o índice anual de insolação e a força dos ventos também são fatores importantes nesse contexto.
O relevo – isto é, as formas externas da crosta terrestre – também é decisivo no processo de formação dos solos, pois ele exerce direta influência na forma de atuação dos agentes responsáveis pelo intemperismo, como a água e os ventos.
Já em áreas mais baixas, o acúmulo de água é maior, provocando uma maior ação intempérica e, por outro lado, dificultando a drenagem, o que ocasiona a redução do ferro e solos mais orgânicos. Além disso, o grau de inclinação do relevo torna-o menos ou mais exposto à iluminação solar, o que também afeta a sua composição e textura.
Como mudar a cor de uma letra HTML?
Como finalizar jóias de unhas?
Como inserir fórmula na caixa de texto?
Como finalizar o papel de parede?
Como fixar uma linha no LibreOffice?
Como fixar linha na tabela do Word?
É possível cancelar uma procuração?
Como deixar o cabelo liso com cachos?
Como finalizar o nó de caminhoneiro?
Como prender o tapete no chão?
Como absorver melhor o aprendizado?
Quando e onde surgiu a dança clássica?
Como finalizar vídeo currículo?
Como colocar a bolsa de urostomia?
Como evitar que a bolsa de colostomia descole?