Queijo do Reino: etapas de fabricação
Globo Rural | Fabricação do queijo do reino, em Minas Gerais, é mais intensa nos últimos meses do ano Assista online | Globoplay.
É muito usado também em pratos como risoto ou gratinados. Experimente!! Eu aprecio o queijo reino puro, para sentir sua infinidade de aromas! Aproveite a ceia de Natal para dividir esta maravilha com seus convidados e familiares!
queijo Edam
O nome Queijo do Reino, deu-se ao fato de ser o queijo Edam importado da Holanda, via Portugal. No período colonial, todos os produtos que vinham da metrópole eram ditos “do Reino”. Apesar de ser um produto holandês, e, também, o principal queijo importado nesta época, ele nos chegava através de Portugal.
A principal regra é: coma a casca de queijo se tiver vontade de comê-la. A casca tem a função de ajudar o queijo a desenvolver sua textura, sabor, aroma, manter sua umidade interna e evitar que estrague. ... Por isso é perfeitamente seguro comer a casca do queijo.
Sabor O queijo Reino tem massa compacta, é esférico e conhecido pela casca avermelhada. Tem uma tonalidade mais amarelada, uma consistência mais firme e seca, além de um sabor mais picante.
Um dos produtos que a nobreza portuguesa comprava da Holanda era um queijo do tipo Edam. ... Durante a longa viagem, o produto amadurecia e quando chegava por aqui tinha características completamente diferentes do Edam holandês. Rapidamente ficou conhecido em terras brasileiras como o queijo do reino de Portugal.
O Queijo tipo Reino Tirolez, eleito o melhor Reino do Brasil* tem um sabor picante e uma textura firme que derrete na boca. E quanto mais envelhecido fica, mais acentuado o seu sabor.
O queijo do Reino possui formato esférico, com peso, variando entre 1,5 a 2,0kg. Sua crosta é lisa, fina, colorida com vermelho-lilás ou revestida de parafina, e a consistência da massa é semidura, pouco elástica, com untuosidade tendente a seca.
“O queijo do Reino apresenta uma tonalidade mais amarelada, uma consistência mais firme (seca) e sabor mais pronunciado (picante) em relação ao queijo Edan holandês”, afirma Célia Lúcia Ferreira, professora do curso Produção de Queijo do Reino, Cottage, Coalho e Ricota, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O período de maturação para um queijo de 1,8 Kg (peso padrão) exposto ao ambiente via de regra é de 35 a 40 dias, maturando por mais alguns dias após a embalagem, normalmente totalizando 60 dias.
Decorridos a prensagem no dia seguinte, os queijos deverão ser destinados para a salga em sistema de salmoura (regulada para 10 a 12ºC com 20% de sal que corresponde a 19º Baumè) por um tempo de 48 a 60 horas.
Quais são os crimes aduaneiros?
Qual é a diferença entre coisa é bem?
Qual a importância de usar a cinta após cirurgia?
O que usar com vestido longo no dia a dia?
O que quer dizer Colossenses 3 23?
O que os portugueses queriam para o Brasil?
Quais são os requisitos para pagamento do adicional de transferência?
Para que serve umectação com óleo de Ricino?
Como referenciar imagem de autoria própria?
Qual foi a hipótese de Redi em seu experimento?
Quem trabalhou 2 anos recebe quantas parcelas de seguro-desemprego?
Qual é o nome dos fãs da Katy Perry?
Onde devem ser colocados os algarismos das cotas?
Quanto tempo demora para cair um depósito por envelope?
O que é software aplicativo de uso geral e específico?
O que podemos fazer nas nossas escolas para preservar os recursos naturais?