O professor pode se beneficiar dessas informações, usando estratégias diferentes e estímulos diferentes para ensinar cada conteúdo. ... A repetição e a atenção são importantes auxiliares para a memória e aprendizagem, mas a repetição enfadonha faz com que a informação seja descartada.
Estimular a “Prática de Lembrar” constantemente em aulas melhora o entendimento dos materiais didáticos e das discussões empreendidas em sala de aula, além de aumentar o rendimento em provas. “Tanto os alunos como os professores já utilizam isso, mas não optam por estudar via 'Prática de Lembrar'.
Confira abaixo algumas maneiras de exercitar o cérebro dos alunos para que eles retenham melhor o conteúdo abordado em sala de aula:
Para a formação das memórias de longo prazo é necessário modificações estruturais e funcionais em conexões sinápticas específicas. Como ocorre também na aprendizagem, através da plasticidade sináptica, em que novas sinapses são formadas e as antigas se fortalecem.
Você já parou para pensar porquê os alunos esquecem tão rápido um conteúdo que acabaram de aprender? Isso acontece devido a curva do esquecimento, fenômeno natural que nos leva a esquecer mais de 50% das informações que retemos em um curto período de tempo.
Para Cláudio de Moura Castro, outras estratégias importantes para melhorar a aprendizagem são: dar tempo para que os alunos façam anotações, planejar as aulas e elogiar os estudantes. "Os elogios funcionam melhor do que as recompensas materiais. E quanto mais personalizado for o elogio, mais ele funciona".
Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos. Sendo assim, a dinâmica flui melhor quando se mantém uma relação positiva, o que também contribui para se manter a motivação em sala. Quer entender melhor a importância da relação professor e aluno?
Nesse sentido, segundo a neuropsicologia, o processo de aprendizagem funciona da seguinte forma: a primeira reação em nosso cérebro, quando começamos a aprender algo, é uma sensação. Ela pode ser pelo tato, audição, visão, paladar ou olfato.
O professor deve acolher as diferenças e as considerar no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo que cada estudante aprende de uma forma diferente, tem um contexto próprio e precisa ser reconhecido como indivíduo.
Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.
Como diferenciar entre ginecomastia é Pseudoginecomastia?
O que são princípios Taticos no futebol?
Quantas fatias tem 1 pizza grande?
O que é que quer dizer restringir?
O que é esporadicamente sinônimo?
Quanto o Ônix 2015 faz na gasolina?
Como são as bolhas da candidíase?
Quais as vantagens da Amazon Prime?
Como se escreve 19 por extenso?
Para que é indicado a dopamina?
O que é gestão de Saúde Pública?
Com que idade cristiano ronaldo foi para o sporting?