Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo. ... Professor também deve ter o papel de aluno: deve aprender ao passo que ensina.
5 atitudes para se tornar um excelente professor
De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar 'aprendedores', ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição. Em um mundo em eterna mudança, aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida.
Para ensinar tais habilidades, é preciso ir além do domínio do conteúdo e da gestão da sala de aula propriamente dita. Assim, é essencial também dominar metodologias e ferramentas de ensino, saber se comunicar de diferentes maneiras e, principalmente, aplicar todos esses pontos no ensino a distância.
5 qualidades de um bom professor no modelo de aprendizagem centrada no aluno
O professor deve enxergar a avaliação também, como uma forma de analisar sua prática e assim saber o que precisa nela mudar. Observando o que os alunos aprenderam, o professor avalia o que precisa retomar, e isso tem de ser feito diariamente.
Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender.
Numa sala de aula o professor sempre está aprendendo com suas aulas, com seus alunos e isso são provas de que o perfil do educador de hoje não é apenas a transferência do seu conhecimento para o educando, não é apenas dizer a resposta sem saber como se faz o professor de hoje deve aguçar as capacidades, a curiosidade do seu aluno.
As escolas estão preparando – e em muitos casos, preparando mal – os alunos com conhecimentos e habilidades que eles precisavam para viver nos dias de ontem, diz o professor Thomas Joseph Burke, em seu livro O professor revolucionário.
O pensamento de Paulo Freire (2000) também diz que o professor deve trabalhar se adequando ao contexto que seu aluno se encontra e a partir disso será possível que o educando tenha um papel fundamental na prática educativa, que ele se assuma como um ser social, comunicante e pensante, assumindo sua identidade cultural.
O professor deve acolher as diferenças e as considerar no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo que cada estudante aprende de uma forma diferente, tem um contexto próprio e precisa ser reconhecido como indivíduo.
O que é marketing de guerrilha e seus exemplos?
Em que caso o usufruto pode ser cancelado?
Quais foram os principais desastres ambientais no Brasil causados pelo homem?
Quais são as competências pedagógicas?
O que preciso saber para comprar um iPhone usado?
O que pode queimar a geladeira?
Quais os casos assimilados à deserção?
Qual a estrutura de um resumo crítico?
O que é receita extra orçamentária?
Como são arquivados os documentos financeiros?
Qual o nome da cigana que se veste de azul?
Qual a principal célula Fagocítica dos processos inflamatórios agudos?