Em especial, o processo de treinamento e desenvolvimento de profissionais contribuem diretamente para o gaps nas fases de informação e concepção. O Gap da informação é uma consequência de análise deficientes e pesquisas sobre o mercado e consumidor, fazendo com que a empresa tome decisões que estão longe da realidade.
Os gaps de competências podem ser resolvidos de duas formas: desligando o colaborador que tenha gaps de competências e contratando um outro com as aptidões necessárias ou investindo em treinamentos e programas de aperfeiçoamento profissional para que ele desenvolva as habilidades solicitadas na instituição.
Gaps de competência são lacunas nas competências de um colaborador de uma empresa, ou seja, as diferenças entre as competências que ele tem e as que precisa ter. Essas lacunas prejudicam a empresa de vários modos, já que um colaborador sem as competências necessárias entregará resultados de baixa qualidade.
Como identificar os gaps de competência da minha equipe?
O gap surge quando o profissional carece das competências essenciais exigidas para o bom desempenho da função por ele ocupada, o que dificulta o alcance do objetivo final do negócio.
Ou seja: resumidamente, o gap de competência é a lacuna que existe entre as competências profissionais essenciais e os resultados esperados pela empresa. Assim sendo, cabe à empresa identificar quais dessas competências estão em falta em sua força de trabalho.
GEP --> GUIA DE EXECUÇÃO PENAL.
O processo de treinamento e desenvolvimento de profissionais traz vantagens para a empresa e para os próprios colaboradores. Entre algumas, vale destacar: Desenvolvimento acelerado de competências profissionais, de acordo com cada cargo e função ocupada; Estímulo de competição saudável entre os colaboradores.
Outro ponto é que, modernamente, o objetivo é se antecipar às necessidades, em vez de agir após o problema se instalar. O treinamento e desenvolvimento de pessoas é feito pensando os meses e, até, anos futuros, e não o problema imediato. Os programas são voltados para gerar mudanças, as coisas devem estar diferentes ao final do processo.
Diferença entre treinamento e desenvolvimento Treinamento está relacionado ao presente, com o foco no aperfeiçoamento das atividades e funções exercidas pelo colaborador dentro da empresa. Já o desenvolvimento é a longo prazo, com o objetivo de desenvolver habilidades que serão necessárias futuramente.
O desenvolvimento profissional é um processo mais amplo, que envolve a aquisição de competências, que favorecem o aumento de desempenho no trabalho e o avanço individual na carreira. Normalmente, se constitui num processo de amplo escopo e de longo prazo, trabalhando características que vão além do cargo ou função que ocupa.
Como mandar áudio pelo computador?
Como saber se rompeu o ligamento do pulso?
Como fazer artesanato em casa com MDF?
Como mandar link do Twitter para o WhatsApp?
Como mandar fotos para o Terra da Gente?
Como podemos dividir os tipos de clima de acordo com a latitude?
O que a filosofia tem a ver com a economia?
Quais os tipos de textura musical?
Como podemos resumir o funcionamento da dialética hegeliana *?
Que atitudes você toma para respeitar os animais?
O que podemos fazer para resolver o problema do lixo?
O que podemos fazer para prevenir lesões nos treinamentos?
O que é possível de ser patenteado?
Como podemos caracterizar uma floresta temperada?