Geralmente, a erosão dá sequência ao que foi iniciado pelos processos intempéricos, responsáveis pela geração de sedimentos transportados pelo escoamento superficial das águas ou pelo transporte dos ventos e massas de ar.
Erosão glacial O processo de congelamento e descongelamento das águas causam o efeito chamado de dilatação. Como acontece na superfície das rochas, estimulam também seu rompimento. O derretimento do gelo cria concentrações de sedimentos de cor escura na superfície.
Em áreas planas, há o predomínio da sedimentação trazida pela erosão, ou seja, áreas mais altas estão mais sujeitas às erosões. A presença intensa de árvores e plantas contribui para que as erosões ocorram com menos intensidade, pois a cobertura vegetal protege o solo, diminuindo eventuais desgastes naturais.
Os processos erosivos podem ocorrer de diversas maneiras, entretanto, são basicamente divididos em três etapas: desintegração ou desgaste do solo, seguido do transporte de partículas pela água e, por fim, a deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.
Essencialmente é um processo de desgaste da superfície e/ou arrastamento das partículas do solo por agentes, tais como a água das chuvas (hídrica), ventos (eólica), gelo (mudanças de temperatura), ou outro agente geológico, incluindo processos como o arraste gravitacional.
Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema).
A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
Tipos de erosão
Tipos de erosão
2 As três etapas do desgaste de solos provocado pelo pro-cesso erosivo são: intemperismo, transporte e sedimen-tação. A melhor forma de combater esse desgaste é por meio da diminuição da velocidade de escoamento su-perficial da água.
A erosão é um processo contínuo, que ocorre em consequência da ação de agentes erosivos responsáveis pelo transporte de materiais sólidos. De maneira natural, a água é o principal agente erosivo. No entanto não é o único. Vejamos: A água das chuvasque atua sobre solos e rochas é o mais ativo dos agentes erosivos.
Mas seja lá qual for o processo natural que desencadeie a ação erosiva, ele pode ser agravado sempre pela prática humana. A erosão é chamada de física ou mecânica quando pedaços de rochas e solos se separam do todo, no chamado sedimento clássico.
A erosão é formadora dos relevos, conquanto pode se dar pela atuação do vento, da água, da chuva, do clima etc. Mas o material que surge desse processo e é levado, pode ocasionar um grande mal natural, posto que assoreia rios e lagos. Pode também desencadear enchentes e até deslizamentos de terra.
A erosão fluvial é aquela que se dá pela contínua corrente dos rios, riachos e outros cursos d’água, que escava os vales e provoca cortes no solo. Já a ação erosiva na região costeira se dá pela ação da corrente marítima ou das ondas, só que a maré também é resultante.
Quem analisa os requisitos de admissibilidade do recurso?
Qual é o nome do peixe que tem uma luz?
Qual a cor do líquido de arrefecimento?
Quais são os CID que dá direito aposentar?
Porque não devemos utilizar a parte traseira da geladeira como secadora?
Como são estabelecidos os valores sociais?
Qual cidade do Nordeste é mais bonita?
Quanto vale 1.000 pontos na azul?
O que levar para a escola no 4 ano?
Qual a diferença entre capital próprio de terceiros e de giro?
Quais os principais princípios?
O que não pode ser objeto de hipoteca?
Quando o militar perde a patente?
Porque não pode matar cobra verde?
Quanto tempo vive um gato Vira-lata castrado?