Resposta: Como conseqüência da desertificação ocorre a eliminação da cobertura vegetal; diminuição da biodiversidade, salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução das terras agricultáveis e diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos.
Entre as causas possíveis para o processo de desertificação, citam-se: uso inapropriado dos solos pelas práticas agropecuárias, esgotando-os; desmatamento e exploração em larga escala de ecossistemas frágeis, uso inadequado e intensivo de agrotóxicos, secas muito prolongadas, ação das queimadas, entre outros.
A desertificação é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis, com baixa capacidade de regeneração. Em geral, a desertificação ocorre em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.
Os prejuízos ambientais causados pela desertificação são as erosões, que se tornam cada vez maiores e mais frequentes, a pobreza dos solos, que se tornam inférteis, a diminuição ou o desaparecimento das vegetações e dos animais, entre outros.
Como se caracteriza a desertificação de uma área? A desertificação é um fenômeno responsável pela redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo, podendo ser desencadeada por alterações climáticas e/ou pela ação humana.
As causas da degradação do solo estão diretamente ligadas ao desmatamento, às queimadas e às ações do homem. A vegetação é de primordial importância para a circulação de nutrientes e para proteção do solo, ou seja, quando há ausência de vegetação no local, a terra fica desprotegida e mais suscetível à sua degradação.
A desertificação é um processo que e intensifica a aridez dos solos em áreas áridas, semiáridas e sub-úmidas. Este processo ocorre em razão das atividades humanas ou de fatores de ordem natural – como as mudanças climáticas. Em diferentes graus de intensidade, há o comprometimento da fertilidade e uso dos solos.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DESTE FENÔMENO? Alguns dos fatores que contribuem para isto são: uso inadequado de recursos florestais, em especial dos biomas cerrado e caatinga, práticas agropecuárias e manejo do solo de forma intensa e predatória, desmatamento e aspectos climáticos, como severas secas.
Algumas consequências que o processo de desertificação ocasiona são: Abandono da terra e até despovoamento de áreas mais afetadas, e isso ocorre porque as pessoas não conseguem mais produzir na terra degradada, migrando para outras áreas;
O Brasil também apresenta áreas afetadas pela desertificação. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 13% do território brasileiro é ...
Em algumas regiões da Ásia e da América Latina também se registra esse tipo de problema ambiental. As causas da desertificação pelas atividades humanas estão, sobretudo, relacionadas ao empobrecimento dos solos realizado pelas atividades econômicas.
No Brasil, os estados afetados pela desertificação são enquadrados em um conceito chamado de Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD). O Brasil não apresenta áreas classificadas como áridas, mas apenas o semiárido e locais de clima subúmido seco. Estas áreas são vulneráveis e estão susceptíveis a desertificação.
Quanto custa para morar em uma pensão?
Como funciona a incorporação de imóveis?
Qual pedra usar na pingadeira?
Quais são as empresas de capital fechado?
Como funciona a tesoura de telhado?
Como é feito o cabeamento de fibra óptica?
Qual a menor câmera que existe?
Como funciona uma concreteira?
Como funciona uma geladeira e um ar condicionado?
Como funciona uma usina hidrelétrica Brasil escola?
Como fazer a descrição de uma paisagem?
Qual foi o projeto literário do Realismo?
Como se denomina este padrão de herança em que um só alelo causa?
O que acontece com o organismo quando comemos unha?