Sidarta Gautama ou Sidarta Gáutama, também conhecido como Śākyamuni, Shakyamuni e Sakyamuni, popular e comumente chamado apenas de Buda ou Buddha, foi um príncipe de uma região no sul do atual ...
Atualmente, existem cerca de 500 milhões de seguidores do Budismo no mundo, concentrados principalmente no Japão, China, Tibete e Tailândia.
Por fim, o país com maior número de seguidores de budismo do mundo é mesmo a China, país onde 244,13 milhões de pessoas se consideram budistas.
Siddharta Gautama (o Buda) viveu na época de Confúcio e Lao-tsé – mas foi só por volta do século 1 a.C. que obras budistas chegaram à China, com viajantes que cruzavam o Himalaia.
O budismo na China (汉传佛教) é um ramo do budismo que é originário da Ásia Central. Na China, o budismo é uma das três maiores escolas de filosofia, junto com o confucionismo e o taoismo. Ele tem influenciado e sido influenciado pela cultura, política, literatura e filosofia chinesas ao longo de dois milênios.
42 curiosidades que você vai gostar
Na China existem 56 grupos étnicos, cada um com sua própria cultura e religião, mas entre todas as religiões, o budismo é a que mais tem adeptos. É muito difícil avaliar o número de praticantes do budismo na China, pois estão espalhados por todo o pais, e não existe um ritual de iniciação com contagem de novos adeptos.
Em 2.500 anos o Budismo se espalhou pela Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka, Sudeste Asiático, bem como a China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Atualmente esta filosofia é encontrada em qualquer parte do Planeta.
Principais grupos religiososCristianismo (31.2%)Islamismo (24.1%)Irreligião (16%)Hinduísmo (15.1%)Budismo (6.9%)Religiosidade popular (5.7%)Siquismo (0.29%)Judaísmo (0.18%)
Ínfimo 0,14% da população se diz budista. O que tem despertado mais a atenção de estudiosos é o fato de o budismo, que chegou ao País como forma de preservação do capital cultural japonês, estar minguando justamente entre eles.
Segundo alguns estudiosos, Buda nasceu em 563 a.C., apesar de outras fontes indicarem seu aparecimento até um século mais tarde. Conta-se que Buda, antes de se tornar iluminado, era um príncipe hindu chamado Siddhartha que, desde criança, nunca havia saído dos palácios de seu pai.
No site da UNESCO sobre o local está referido que Buda nasceu em 623 a.C., portanto, já perto do final do século VII a.C. Mas as escavações feitas até agora tinham desenterrado ali um templo budista do III século a.C., associado ao Imperador Asoka, do Império Mauria, que governou aquela região asiática e teve um papel ...
A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.
Sobre o budismo chinês
O budismo chinês tem pelo menos 40 mil monges e monjas e mais de 5 mil templos e monastérios. O budismo tibetano é praticado pela maioria das 7 milhões de pessoas das etnias Mongol, Tu, Naxi, Pumi e Moinba, e com 120 mil monges em 3 mil templos e monastérios.
Estudos nacionais realizados no início do século XXI estimam que cerca de 80% da população da China, mais de mil milhões de pessoas, pratica algum tipo de religião popular chinesa; 13–16% são budistas; 10% são taoistas; 2,53% são cristãos; e 0,83% são muçulmanos.
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
É o Hinduísmo. Quem garante é o teólogo Rafael Rodrigues da Silva, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.
Estimativas dão conta que o número de budistas no mundo esteja entre 230 e 500 milhões, sendo que a maioria delas aponta números que oscilam em torno de 350 milhões (Adherents, 2006).
Outras práticas incluem a renúncia à vida secular para se tornar um monge (bhikkhu) ou monja (bhikkhuni), a meditação e o cultivo das paramitas. O budismo theravada é amplamente seguido no Sri Lanka e em países do Sudeste Asiático, como Camboja, Laos, Mianmar e Tailândia.
As verdades
Muitas vezes a primeira Nobre Verdade proferida por Buda Shakyamuni após sua iluminação é traduzida como "A vida é sofrimento", ou "Existe sofrimento", sempre indicando a natureza sofrida da vida.
Shangti. Shangti era o deus supremo da lei, ordem, justiça e Criação. É conhecido como o Imperador de Jade, Imperador Amarelo ou Yu Huang Shang-Ti, embora haja algumas distinções entre esses nomes, e o título de Imperador de Jade surge associado a uma outra divindade.
As práticas religiosas ainda são controladas com firmeza pelas autoridades governamentais; apenas chineses com mais de 18 anos de idade que residam no país recebem a permissão de se envolver em encontros cristãos sancionados oficialmente pelo "Conselho Cristão da China", pelo "Movimento Patriótico das Três Autonomias" ...
Também conhecido como Yu Huang Shang-ti, seu nome significa "a Augusta Personalidade de Jade". É considerado o primeiro deus e o responsável por todos os deuses e deusas. Em sua maioria os mitos chineses envolvem temas morais que informam o povo de sua cultura e de seus valores.
Que invenção permitiu a história em quadrinhos como conhecemos hoje?
Como navegar na internet de forma anônima?
Quais são os conceitos e a importância de se trabalhar a transversalidade na educação profissional?
Como transformar uma pergunta em negativa inglês?
Como o navio saiu do Canal de Suez?
Como saber quantos GB tem meu PC Windows 7?
O que fazer quando um condômino não paga?
Como descobrir a profissão que eu gosto?
Onde o Peixe-boi-marinho se desenvolve antes de nascer?
É pecado recusar ser padrinho de batismo?
Como fazer salbutamol em paciente entubado?
O que determina a qualidade dos óvulos?
Quantas gramas de proteína devo ingerir por dia para emagrecer?
Como medir a quantidade de piso para uma casa?
Quais são os nomes dos animais que são aves?
Como se chama o jogo da velha em Portugal?