O Plano Marshall pode ser primeiramente compreendida como plano e restabelecimento econômico, fundado pelos Estados Unidos, com o intuito de reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
O principal objetivo do Plano Marshall foi traçar uma estratégia para combater o avanço do comunismo soviético no início da Guerra Fria. Por conta disso, o plano está inserido em um conjunto de medidas de combate ao avanço do comunismo que defendia a Doutrina Truman.
A expressão pode ser associada a Guerra Fria pois naquela época o mundo estava dividido por essa tal "cortina de ferro", que separava os capitalistas dos socialistas, sendo que as grandes potências que controlavam cada regime eram os Estados Unidos e União Soviética, respectivamente.
A expressão Cortina de ferro refere-se à fronteira que, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, dividiu a Europa ocidental do leste Europeu, região dominada pela União Soviética. ... No mesmo discurso, Churchill disse ainda que era necessário evitar que outra catástrofe como o nazifascismo voltasse a destruir a Europa.
A expressão Cortina de Ferro – criada pelo escritor russo Vasili Rozanov – refere-se à separação estabelecida no Leste Europeu, região controlada pelo antiga União Soviética (US), após o término da Segunda Guerra Mundial. ... De Stettin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma Cortina de Ferro desceu sobre o continente”.
O Plano Colombo é baseado no conceito de parceria de autoajuda e ajuda mútua, com o objetivo de melhorar o avanço socioeconômico de seus países membros. Ao longo dos anos, o Plano Colombo evoluiu para refletir as necessidades dos países membros em um ambiente econômico global em rápida mudança.
O plano foi lançado pelo presidente dos Estados Unidos, Henry Truman, com o objetivo de oferecer empréstimos a juros baixos e investimentos aos países devastados pela Segunda Guerra Mundial, de modo que eles pudessem se recuperar economicamente.
O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra. ... O Plano Marshall vigorou entre 19, sendo o principal motivo para o rápido arranque econômico dos países europeus.
Alguns desdobramentos importantes do Plano Marshall foram a criação da OECE (Organização para Cooperação Econômica Europeia) e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Com base na Doutrina Truman, no ano de 1948 foi instaurado o Plano Marshall, o nome faz referência a seu inventor o então secretário do Estado Americano George Marshall, que visava à reconstrução da Europa.
O Plano Marshall foi o plano norte-americano para a reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial. Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países.
Resumo dos principais objetivos do Plano Marshall - Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial; - Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;
Em que estados do Brasil a mandioca é cultivada?
O que faz perder a assiduidade?
Como limpar vidros sujos de gordura?
Quando cabe ilegitimidade passiva?
O que diz o princípio da supercompensação?
Qual é a ação penal na lesão corporal no procedimento da lei Maria da Penha?
Quais são as cervejas que não engordam?
Quais os requisitos específicos da reclamação trabalhista pelo rito sumaríssimo?
Quem era João antes de conhecer Jesus?
Como colocar espaço duplo entre parágrafos?
Qual o limite do juros de mora?
Como funciona o potenciômetro de volume?
Qual óleo essencial para o fígado?
Qual é a função e localização dos dentes incisivos?
Quais documentos para entrar na Argentina por Foz do Iguaçu?
Em que ano foi feito o assalto ao trem pagador?