Plano inclinado pode ser entendido como um tipo de máquina simples. Ele está muito presente em nosso cotidiano. Por exemplo: é mais difícil subir um lance de escadas do que fazer o mesmo trajeto por meio de uma rampa. Para vencer cada degrau, precisamos realizar uma força maior que o peso do nosso corpo.
Resposta:A rampa , escorregador , ponte e escadas volantes .
tesoura, alicate, um mastro e até uma pinça Todos esses objetos são exemplos de máquina simples que facilita as tarefas mecânicas que a gente faz todo dia.
As rampas são utilizadas para fazer a ligação de um local ao outro que tenha aclive ou declive. Rampas facilitam também a entrada e saída de cargas em veículos, embarcações e aeronaves de carga.
O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma direção. Está presente em rampas, parafusos, cunhas, facas etc. O estudo do plano inclinado envolve o conhecimento de vetores e é uma das mais importantes aplicações das leis de Newton.
A roda transmite de maneira amplificada para o eixo de rotação qualquer força aplicada na sua borda, reduzindo a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas.
As máquinas simples são dispositivos ou instrumentos capazes de alterar forças, multiplicar as forças. A ideia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C., ele estudou as máquinas “Arquimedianas”: alavanca, polia (roldana) e parafuso.
Pois saiba que esses são exemplos do dia a dia de plano inclinado. Mas como são feitos os cálculos para manter um objeto sobre o plano sem escorregar ou como saber a força que o motor precisa realizar para fazer uma esteira se mover com pessoas em cima?
No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior. Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
Consideramos como componente horizontal a superfície do plano inclinado e componente vertical é perpendicular a ela. Dessa forma, as forças que estão sobre a superfície do plano estão na horizontal. Seguindo este raciocínio, podemos realizar o cálculo para diferentes tipos de plano inclinado:
Caso haja atrito entre o corpo e a superfície do plano inclinado, a força de atrito estará no sentido oposto da componente horizontal da força peso. Além disso, no componente vertical, o cálculo da força continua igual ao cálculo do plano inclinado sem atrito. Desta forma, para o componente vertical, temos:
O que acontece com uma conta corrente inativa?
Quando procurar um endodontista?
O periodo menstrual pode atrasar quantos dias?
O que vem depois da sentença criminal?
O que significa a palavra em inglês Good evening?
Qual é o tipo sangue mais raro?
Quantos quilos pode levar no avião 2021?
Qual a diferença de duplicata e boleto?
O que fazer para desinchar o corpo rapidamente?
Quem ficou com a Varinha das Varinhas?