Com a alteração do novo código civil em 2002, houve uma equiparação de direitos entre homens e mulheres, o que inclui, entre outras coisas, a possibilidade do homem, ao se casar, poder acrescentar o sobrenome da mulher ao seu nome, o que antes era restrito somente às mulheres.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam as possibilidades de mudança de nome em decorrência do casamento em nosso país. As regras brasileiras sobre o tema estão previstas no art. 1.565, § 1º do Código Civil, que estabelece que “qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome ao do outro”.
Quando duas pessoas decidem se casar, ambas podem mudar o sobrenome, e podem incluir sobrenomes do cônjuge (o que é o mais comum), e, caso o façam, podem retirar algum sobrenome que já tinham. Ou podem não mudar seu sobrenome.
" A pesquisa da equipe sugere que a mudança de sobrenome das mulheres está, sem surpresa, ligada à sobrevivência de outras tradições patriarcais, como pais dando permissão a noivas e homens sendo mais propensos a pedir em casamento.
Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido.
É possível acrescentar o sobrenome do cônjuge ao nome civil durante o período de convivência do casal. ... De acordo com a Quarta Turma do STJ, a opção dada pela legislação, de incluir o sobrenome do cônjuge, não pode ser limitada à data do casamento.
Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido. ... De tal forma, adotar o sobrenome da família do marido simbolizava que a mulher havia adentrado a família deste, passando a fazer parte dela.
O momento da mudança do nome é no casamento civil, em cartório. Para os noivos que querem fazer o procedimento após oficializado o casamento, é necessária ação de retificação de assento civil. Alteração de documentos
Para modificação do sobrenome após a celebração do casamento, é necessário mover uma ação para que se obtenha autorização judicial nesse sentido. Busca-se, assim, identificar justos motivos que embasem a inclusão. Visa-se, ainda, proteger o interesse de terceiros e evitar fraudes.
Eles devem comunicar a sua decisão ao Cartório de Registro Civil responsável pelo procedimento do matrimônio. A alteração também é possível após o casamento, contudo, é preciso autorização judicial para tanto. Logo, deve ser ajuizada uma ação requerendo a mudança — ação de retificação de assento civil.
A alteração do sobrenome deve ser conversada durante a fase de habilitação para o casamento. Eles devem comunicar a sua decisão ao Cartório de Registro Civil responsável pelo procedimento do matrimônio. A alteração também é possível após o casamento, contudo, é preciso autorização judicial para tanto.
O que é altimetria na topografia?
Como está o reservatório de Ilha Solteira?
O que são referências bibliográficas em um trabalho?
Quais as fases da respiração onde ocorrem?
O que a Constelação Familiar fala sobre autismo?
Quais as consequências da 3ª Revolução Industrial para o trabalhador?
Tem como tirar o Pasep no caixa eletrônico?
Qual a importância da hospitalidade nas relações sociais?
Tem como lavar o filtro de ar?
Quem pode fazer resgate em altura?
O que fazer para o pão de forma não mofar?
Quando vai ser a antecipação do PIS Pasep?