Madalena era aparentemente uma mulher frágil e normalista, mas com o tempo se mostrará uma pessoa não tão submissa como o marido imaginara. Paulo Honório conseguia controlar qualquer empregado seu, mas não a esposa que escolhera para ser a mãe de seus filhos. Isso o indignava bastante.
Paulo Honório caracteriza sua mulher como uma pessoa que vive com insônia e de aparência feia e de uma personalidade incompreensível. Ele culpa a própria Madalena por nunca ter se revelado completamente.
Endurecido pelas dificuldades do meio onde vive, ele se torna um homem rude, bruto e violento. Narrado em primeira pessoa, todo o romance irá se desenvolver centrado em dois planos diferentes: o Paulo Honório narrador e o Paulo Honório personagem.
Que relação Paulo Honório estabelece a partir desse recurso entre sua trajetória e seu temperamento? O termo "vida" significa basicamente a dureza das condições sociais e de desenvolvimento que ele viveu, enquanto que "alma" é a sua personalidade.
Personagens
4) Paulo Honório demonstra sua culpabilidade ao não cuidar-se e por agir com estupidez, tal quando afirma que se lamenta por não ter feito a barba e cuidado melhor de sua aparência.
De quem é a culpa, segundo ele, pelo fato de Madalena nunca ter se revelado completamente? 2. No trecho a seguir, o adjetivo destacado qualifica tanto a "vida" quanto a "alma" do protagonista. ... "[...]a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste."
De origem pobre, Paulo Honório trabalha incansavelmente e consegue se tornar um rico fazendeiro. Sua esposa, Madalena, precisa enfrentá-lo depois que ela se cansa de seus modos tirânicos.
São Bernardo/Sinopse do filme
Português S. Bernardo/Idiomas originais
Paulo Honório
Publicado por Graciliano Ramos em 1934, São Bernardo é um clássico da segunda fase da literatura modernista. Através do romance, dividido em trinta e seis capítulos, ficamos conhecendo o protagonista Paulo Honório e a dura vida no interior do nordeste brasileiro.
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais.
Note que o narrador personagem escreve a partir de sua interpretação da história. Portanto, ele não tem total conhecimento dos outros personagens o que leva a uma visão limitada dos fatos. Vale lembrar que a narração é um gênero textual que apresenta como estrutura a introdução, o desenvolvimento, o clímax e a conclusão.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos. Cada um desses narradores tem um ponto de vista, isto é, um foco narrativo, ...
No primeiro caso, a história é narrada em 3ª pessoa e o narrador não participa da história. No entanto, ele tem conhecimento de tudo o que se passa, mas não sabe tudo acerca de seus personagens.
O que acontece se eu não pagar multa ambiental?
Como os agrotóxicos agem nas plantas?
Qual o significado de interseção e intercessão?
Qual o remédio caseiro para crescer cabelo?
Como achar um índice cadastral através do endereço BH?
O que significa esquete exemplo?
Porque quando eu atendo o celular apaga a tela?
Quantos metros posso construir do vizinho?
São consequências da implantação de estradas na Amazônia?
Qual curso técnico fazer em 2022?
O que é uma proposta de intervenção na redação?
Como Iniciar uma campanha no Instagram?
Quando fazer retratamento Endodontico?
Quanto tempo demora para secar a B7000?
Como funciona audiência de retratação?