Os dentes dos lobos podem triturar os ossos de suas presas, além disso, eles contam com um aguçado faro e uma ótima visão noturna. Os lobos são animais carnívoros, por isso, preferem habitar locais onde a caça seja possibilitada. Eles estão no topo da cadeia alimentar dentro dos ecossistemas que fazem parte.
O olfato de um lobo, cerca de 100 vezes mais apurado que o nosso, permite que o animal fareje presas a até 5 quilômetros de distância. Basta um ínfimo traço de odor no ar para que o lobo consiga identificar sua possível vítima e ainda ter noção das condições de saúde dela.
Canis lupus occidentalis ou lobo-ocidental é uma espécie de lobo que habita a América do Norte em uma área que inclui o Alasca, o Canadá e regiões do oeste dos Estados Unidos.
Árvore-do-céu, Ailanto ou Espanta-lobos (Ailanthus altissima (Mill.) Swingle; Simaroubaceae) é uma planta ornamental de porte magnífico, que pode crescer até 35 m e também possui uma casca aromática no seu tronco. As folhas são alternas e irregular ou regulamente pinadas.
Recue lentamente se for visto pelo lobo. Não interrompa o contato visual com ele e nem vire de costas. Fique sempre de frente para ele — se ele ficar na sua retaguarda, pode ser dominado pelo instinto predador. Recue lentamente, sempre encarando a matilha.
Especula-se que muitos dos supostos ataques de lobos aos humanos, embora não tenham terminado em mortes, não foram feitos por lobos. Outros animais, como cães de grande porte, podem ser confundidos com seus parentes. Outras vezes os humanos assustavam os animais e eles apenas se defendiam.
No entanto, também existem muitos fatos interessantes sobre os lobos que muita gente desconhece. Assim, que tal saber um pouco mais sobre esses animais? Confira: Os lobos são animais carnívoros e, em muitos casos, vivem em locais nos quais não existe muita abundância de caça.
Afinal, isso significa que se um lobo ataca não é para matar. Na verdade, o animal quer apenar assustar o “inimigo”. Isso reforça a ideia de que esses animais nos temem. Como já assinalamos, a grande diferença entre os animais que evoluíram em cães e os que permaneceram lobos, é o medo.
Na maior parte dos casos, o lobo apenas desiste do ataque a um humano quando este se faz parecer uma ameaça maior do que é de fato. Fique atento. Se espantar a criatura, dirija-se, calma mas rapidamente, a um lugar seguro. Suba numa árvore, numa pedra alta ou em outro elemento do terreno que lhe ofereça alguma vantagem.