A cicatrização envolve fenômenos biológicos como alterações vasculares e celulares, proliferação epitelial, proliferação de fibroblastos, revascularização e contração da ferida. Em tecidos epiteliais, o laser causa a proliferação, migração de células e ativa os fatores de crescimento.
Normalmente é usado o laser com uma ponteira em forma de caneta que é aplicada sobre de forma pontual sobre a área que deseja tratar, mas existe também um outro cabeçote que permite o uso do laser em forma de varredura sobre a área a ser tratada.
A laserterapia estimula a regeneração do tecido, ajudando a acelerar a cicatrização. Atualmente o uso do laser encontrou aplicabilidade na aceleração seletiva de diversos processos e funções celulares, entre os quais a cicatrização e o reparo de feridas.
O laser possui ações indiretas que darão origem aos efeitos fisiológicos: estímulo da microcirculação, acarretando no aumento da vasodilatação das arteríolas e vênulas, melhorando o trofismo zonal; aumento do trofismo local e da reparação; aumento da velocidade de regeneração das fibras nervosas; ação sobre a ...
O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes (2 a 3 x por semana) ou semanais. Cada sessão consiste na aplicação local da luz Laser, sem nenhum desconforto ao paciente, com duração de aproximadamente 30 minutos.
O Laser de baixa intensidade quando aplicado diretamente sobre os tecidos feridos ou lesados estimula a reparação do mesmo, no caso de feridas na pele ele acelera o processo de cicatrização, quando a luz interage com os tecidos ela fornece energia que estimula a multiplicação das células da pele, promovendo o ...
São utilizados em soldagens, cirurgias, holografia, para fazer cortes de tecidos, em leitores de código de barras no supermercado, impressoras, equipamentos de cirurgia dentária, pesquisa científica, leitores de CD e DVD, uso militar, entre diversas outras aplicações presentes no nosso cotidiano.
Os tipos de lasers mais utilizados na fisioterapia são o Arseneto de Gálio (AsGa) e o Hélio Neônio (HeNe), sendo que o laser de HeNe possui rápida absorção, e sua penetração é mais superficial. O laser AsGa possui penetração mais profunda, sendo indicado para tratamento de tendões, músculos e ossos.
A terapia com laser é ideal para:
Algumas indicações podem ser:
No caso de lesões nos músculos, tal como ocorre na prática de exercício físico, pode-se usar doses mais altas, com máximo de 30 J/cm2 e nos primeiros 4 dias da lesão, pode-se utilizar o laser de 2-3 vezes ao dia, sem ser excessivo. Após esse período pode-se diminuir o uso do laser e a sua intensidade para o habitual 4-8 J/cm2.
O laser é capaz de promover a regeneração dos tecidos, inclusive dos neurônios motores e por isso pode ser usado no tratamento da compressão do nervo ciático, alcançando bons resultados. Como usar o laser na fisioterapia
Um outro tipo de laser que também pode ser usado para fins estéticos, são o laser de alexandrite, e o laser de CO2 fracionado, por exemplo.
Quais são os efeitos terapêuticos no corpo? Os efeitos do laser terapêutico são: Analgésico, pois aumenta o limiar de dor; Antiinflamatório, dado pela transformação de prostaglandinas em prostaciclinas e por o aumento da microcirculação.
Qual o número para falar com atendente da Coelba?
Quais são os princípios cooperativos criados pelos pioneiros de Rochdale Inglaterra no século XIX?
Qual é a frequência cardíaca ideal?
Quais eram os nomes dos filhos de Arão?
Qual o melhor tipo de rejunte para banheiro?
Pode construir encostado no muro?
O que tomar para limpar o fígado e os rins?
Como são realizadas as pinturas?
Qual foi o primeiro modelo a atômico a ser desenvolvido descreva sobre ele?
O que caracteriza o gênero terror?
Qual a importância dos griots para a sociedade na qual estão inseridos?
Quanto tempo dura o curso de instrutor de Trânsito?
Qual o grau de óculos para longe?
Onde nasceu o tradicional do teatro de bonecos no Brasil?
Como se escreve a interjeição XI?