O homem se apropria da cultura corporal dispondo sua intencionalidade para o lúdico, o artístico, o agonístico, o estético ou outros, que são representações, idéias, conceitos produzidos pela consciência social e que chamaremos de “significações objetivas”.
O estudo desse conhecimento visa apreender a expressão corporal como linguagem (SOARES et al., 1992, p. ... 17), torna-se importante acatar a cultura corporal como objeto de estudo e intervenção pedagógica para que a Educação Física possua uma especificidade e se legitime como disciplina escolar.
O quanto os jogos, as brincadeiras, os esportes, as danças, as ginásticas, o atletismo e as lutas podem proporcionar o desenvolvimento, fazendo com que o indivíduo, consiga aprimorar o “eu”, como indivíduo, que precisa transformar o próprio ser.
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.
Assim, qualquer ser humano está apto a adquirir e a transmitir cultura, como uma máquina na qual pode ser instalado qualquer programa”, detalha. Dessa forma, a cultura seria resultado da própria história de cada indivíduo, mas também de todas as pessoas que viveram antes dele.
O ser humano modifica constantemente seu corpo, sem se dar conta da importância e da ligação entre essa necessidade e o resto de suas relações sociais.
“Alguns teóricos, como Lévi-Strauss, acreditam que o homem começou a desenvolver a cultura a partir do momento em que criou a primeira regra”, afirma o especialista, considerado uma das referências na área em todo o mundo. “Clifford Geertz descreve o ser humano como um computador que nasce apenas com o hardware. Os softwares são a cultura.
Nota-se pelas discussões realizadas até o momento, que o corpo não foge as influências culturais, que ele é o meio de expressão fundamental do ser humano, sendo assim, não há possibilidade de existência de uma dimensão física isolada da sua totalidade.
Como são as aulas da UNIASSELVI em seus encontros?
O que entregar em uma consultoria de interiores?
Como funciona a carteira de trabalho digital para o empregador?
Como é dividido logicamente a CPU processador )?
Quanto custa mensalidade Mackenzie?
Como funciona uma estação de tratamento de água?
Qual a dosagem de Amato para emagrecer?
Quanto tempo demora o processo seletivo da Amazon?
Como é a formação originária do Estado?
Em qual país surgiu o símbolo que representa o número zero?
Como colocar 2 chips e cartão de memória no Moto G5S?
Como funciona a plataforma RNP?
Como usar 1984 na redação do Enem?