O homem se apropria da cultura corporal dispondo sua intencionalidade para o lúdico, o artístico, o agonístico, o estético ou outros, que são representações, idéias, conceitos produzidos pela consciência social e que chamaremos de “significações objetivas”.
O estudo desse conhecimento visa apreender a expressão corporal como linguagem (SOARES et al., 1992, p. ... 17), torna-se importante acatar a cultura corporal como objeto de estudo e intervenção pedagógica para que a Educação Física possua uma especificidade e se legitime como disciplina escolar.
O quanto os jogos, as brincadeiras, os esportes, as danças, as ginásticas, o atletismo e as lutas podem proporcionar o desenvolvimento, fazendo com que o indivíduo, consiga aprimorar o “eu”, como indivíduo, que precisa transformar o próprio ser.
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.
Assim, qualquer ser humano está apto a adquirir e a transmitir cultura, como uma máquina na qual pode ser instalado qualquer programa”, detalha. Dessa forma, a cultura seria resultado da própria história de cada indivíduo, mas também de todas as pessoas que viveram antes dele.
O ser humano modifica constantemente seu corpo, sem se dar conta da importância e da ligação entre essa necessidade e o resto de suas relações sociais.
“Alguns teóricos, como Lévi-Strauss, acreditam que o homem começou a desenvolver a cultura a partir do momento em que criou a primeira regra”, afirma o especialista, considerado uma das referências na área em todo o mundo. “Clifford Geertz descreve o ser humano como um computador que nasce apenas com o hardware. Os softwares são a cultura.
Nota-se pelas discussões realizadas até o momento, que o corpo não foge as influências culturais, que ele é o meio de expressão fundamental do ser humano, sendo assim, não há possibilidade de existência de uma dimensão física isolada da sua totalidade.
Qual a maneira correta de escrever assobiar ou assoviar?
Como montar Planner de estudo?
Como fazer para estudar na Faetec?
Como faço para tirar a segunda via da carteira de trabalho de uma pessoa falecido?
Como criar um site totalmente gratuito?
Como retirar um cálculo salivar?
Quanto custa o metro de irrigação?
Como fazer o boneco do roblox dança?
O que significa fazer o sinal da cruz na testa?
Como montar uma dieta passo a passo?
Como tirar os pelos da língua?
Como montar uma casa de bolos caseiro?
Como usar creme de assadura no rosto?
Como enviar cópia digitalizada de RG?