Nossos ancestrais aprenderam a conservar comida de maneira fácil e eficiente. Evidências indicam que os pedaços de mamute passavam pela secagem ao sol para que a camada externa da carne não apodrecesse e, dessa maneira, conservasse sua parte mais interna.
Na Antiguidade, quando não existia energia elétrica e muito menos geladeira, as pessoas tinham o grande desafio de conservar os alimentos. Eram usadas várias técnicas, como a de defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos.
Na pré-história, as técnicas de conservação de alimentos que predominaram foram o cozimento através do fogo, secagem natural pela ação solar – pois notou-se que a carne seca na parte externa conservava a parte interna – e a fermentação, descoberta durante o processo de fabricação do queijo.
A conservação dos alimentos surgiu com a civilização. O homem pré-histórico logo cedo compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos dos dias de fartura, para os tempos de escassez. Os primeiros métodos de conservação deveriam ser e foram extremamente simples.
Conheça os métodos mais utilizados na conservação de alimentos
A conservação pelo calor se baseia na destruição térmica de microrganismos e na prevenção da recontaminação. A destruição dos microrganismos pelo calor se deve à coagulação de suas proteínas e especialmente à inativação das enzimas necessárias para seu metabolismo.
Na antiguidade já se fabricava o gelo através de processos rudimentares: Na Babilônia, Alexandre Magno mandava encher de água vasos de argila porosa e os mantinha, ao cair da tarde, presos a galhos de arvores. A água se congelava pela ação do frio extremo da noite. Tinha assim, o gelo.
Os homens pré-históricos secavam a comida ao sol ou guardavam-na em cavernas frescas. Atualmente ainda se usa a secagem (desidratação) e o resfriamento (refrigeração) para preservar os alimentos. No entanto, a ciência desenvolveu outros métodos de preservação dos alimentos.
Desde o início da civilização, o homem aprendeu a empregar técnicas para conservar melhor os alimentos. Esse processo se deve ao fato de que nossos ancestrais compreenderam que guardar as sobras de alimentos nos dias mais fartos evitava problemas em épocas de escassez.
História da conservação dos alimentos. A conservação dos alimentos surgiu com a civilização. O homem pré-histórico logo cedo compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos dos dias de fartura, para os tempos de escassez. Os primeiros métodos de conservação deveriam ser e foram extremamente simples.
Eram usadas várias técnicas, como a de defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos. Todas essas técnicas eram utilizadas para conservar os alimentos para o armazenamento, pois em épocas de frio, seca ou escassez de alimentos, as pessoas já teriam um estoque de comida.
Ao chegar em casa, depois das compras, é hora de armazenar os alimentos. É sempre bom observar e seguir as instruções de armazenamento que estão presentes nos rótulos das embalagens. Assim, os alimentos serão conservados por muito mais tempo sem perigo de contaminação por micro-organismos.
O que significa ferro quelado?
Qual é a potência de 2 elevado a 6?
Qual o valor da Faculdade de anestesista?
Quanto ganha soldador subaquatico?
Quais os objetivos e as etapas da AIA?
Que tipo de silicone posso usar em aquário?
Como é morar em Capão da Canoa?
Porque a gordura saturada faz mal à saúde?
Quais são as três estratégias genéricas de Porter?
Como configurar o e-mail no celular android?
Qual é o conceito de sublimação?
Qual remédio é bom para irritação na garganta?
Qual a cidade com menor custo de vida nos Estados Unidos?
Quais os efeitos colaterais da lactase?
Quem tem bexiga baixa pode fazer musculação?