A água utilizada pelo homem nem sempre é devolvida em condições adequadas. Além disso, a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para a construção de ruas e habitações.
É importante dizer que o ciclo da água varia de acordo com o local em que ele ocorre. Fatores como cobertura vegetal, altitude, temperatura e tipo de solo, por exemplo, afetam diretamente a quantidade de água envolvida no processo e a velocidade do ciclo.
São eles: líquido, sólido e gasoso. É o ciclo da água em que o calor emitido pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e oceano) causando a mudança do estado líquido para o seu estado gasoso, à proporção que se move da superfície da Terra para a atmosfera.
Entre os efeitos indesejáveis da mudança estão a chuva ácida, o aumento na concentração de gases-estufa na atmosfera e a consequente elevação da temperatura global.
Com o processo de urbanização, devido à redução de áreas verdes, o aumento da impermeabilização, canalização de corpos d'água, entre outras intervenções no ambiente, temos alterações no ciclo hidrológico, como o aumento do escoamento superficial e redução da infiltração da água no solo.
no início — líquido: a água está presente na transpiração dos seres vivos, além dos rios, lagos, oceanos etc. no meio — gasoso: essa água evapora e se acumula, para depois se condensar nas nuvens; no final — líquido: acontece a precipitação da água que volta para Terra em forma de chuva, reiniciando o ciclo.
Após todas as discussões iniciais sugerimos que os estudantes sejam levados no laboratório de informática para assistir um vídeo sobre o "Ciclo da Água", disponível em http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/ . Desta forma cada estudante poderá avançar ou retroceder na apresentação do vídeo.
O ciclo da água tem funcionado por bilhões de anos e toda a vida na Terra depende dele; a Terra seria um lugar muito sem graça para viver sem ele. Este diagrama mostra o ciclo natural da água, ignorando a influência humana. O ciclo da água não tem um ponto inicial, mas um bom lugar para começar são os oceanos.
Podemos afirmar que o ser humano pode interferir no ciclo da água de várias formas. Como sabemos, o ser humano causa diversas transformações na natureza e, considerando o ciclo da água , ações como o uso de forma "errada", é o fator que mais influencia negativamente o ciclo da água, principalmente nas grandes cidades como São Paulo.
Por outro lado, o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo também são ações altamente prejudiciais para o ciclo da água. O ser humano influencia negativamente em vários processos, que geram inundações, por exemplo. Leia mais em:
Como limpar uma parede de gesso?
Pode colocar papel alumínio nos dentes?
Tem ônibus de Fortaleza para Aquiraz?
Como instalar um aplicativo no notebook?
Como limpar uma parede de pedra?
Como instalar um programa no Debian?
Como instalar um SSD NVMe no notebook?
Como se chama a vegetação formada por musgos líquens e umas poucas plantas rasteiras?
Qual é o nome da roupa do Papa?
Qual a técnica correta para fazer o lance livre?
Qual o nome da árvore que produz coco?
O que significa muitas cores juntas?
O que Karl Marx quer dizer quando afirma que é o modo de produção que determina a consciência?
Como faço para instalar antivírus Avast grátis?