Inibindo enzimas, os herbicidas provocam aumento de determinadas substâncias tóxicas, causando, assim, danos que podem ser irreversíveis à planta.
A inibição acontece pela ligação dos herbicidas ao sítio de ligação da QB, na proteína D1 do fotossistema II, o qual se localiza na membrana dos tilacóides dos cloroplastos e causa o bloqueio do transporte de elétrons da QA para QB. Isso interrompe a fixação de CO2 e a produção de ATP e NADPH2 (OLIVEIRA JR.
A eficiência do produto começa a ser visualizada entre o 4º e o 10º dia após a aplicação. O produto ROUNDUP ORIGINAL DI não tem ação residual sobre sementes existentes no solo.
o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.
Em eudicotiledôneas (latifoliadas), o 2,4-D, mesmo em baixas concentrações, promove a ativação de certos genes, alterando os RNA sintetizados, aumentando a atividade das polimerases de RNA e DNA, afetando, também, o funcionamento de enzimas respiratórias. Além disso, o 2,4-D estimula a síntese do etileno.
As plantas morrem por causa da peroxidação de lipídeos nas membranas. Todos esses herbicidas funcionam pela interrupção da fotossíntese, mas há três diferentes sítios de ligação na proteína D1, A, B e C.
Dentre os herbicidas utilizados, podem-se destacar aqueles que interferem na biossíntese de clorofila, resultando em perda deste pigmento, e nos cloroplastos, alterando-os funcionalmente (Fayez, 2000).
Na planta, o glifosato é absorvido pelas folhas e pelos teci- dos desprotegidos dos meristemas. ... O glifosato é rapida e fortemente adsorvido aos colóides do solo e apresenta atividade residual insignificante na maioria de solos. É solúvel em água e pouco tóxico aos mamíferos.
Os herbicidas aplicados ao solo se movem para a superfície das raízes por fluxo de massa na solução do solo em resposta à transpiração (GWYNNE; MURRAY, 1985). Além disso, movem-se por difusão e podem entrar em contato com as raízes por interceptação radicular.
PREFÁCIO 4 5 Os herbicidas são agentes biológicos ou substâncias químicas capazes de matar ou suprimir o crescimento de espécies específicas. Entre os agentes biológicos estão os fungos e outros microorganismos. Existem muitos trabalhos sendo realizados no Brasil, envolvendo fungos patogênicos as espécies daninhas, com resultados promissores.
Os herbicidas geralmente inibem a atividade de uma enzima/proteína na célula e, como conseqüência, desencadeiam uma série de eventos que matam ou inibem o desenvolvimento da célula e do organismo (VIDAL, 1997). Modo de ação é, portanto, o efeito final expresso na planta após a aplicação de um herbicida.
Algumas moléculas herbicidas po- dem se ligar a sítios ativos da enzima diferentes daqueles aos quais o substrato se liga, alterando, possivelmente, a forma da enzima e do sítio ao qual o substrato se ligaria, o que impede a ligação enzima-substrato e, conseqüentemente, a reação. Dessa forma, os herbicidas matam as plantas.
Como inserir Formas geométricas no Word?
Quem fazia parte do Grupo dos Cinco que se destacaram nessa fase?
Qual o autor brasileiro que mais vendeu exemplares?
Quantas músicas o BTS tem 2020?
Qual a diferença entre eritema e púrpura?
São considerados crimes contra a vida exceto?
Como fazer uma Denúncia junto à Polícia Federal?
Qual o nome de quem faz prótese dentária?
Onde se encontra o tecido epitelial de revestimento?
Quem tem claustrofobia pode viajar de avião?
Como deixar os alimentos crocantes no microondas?
Pode tomar ibuprofeno depois de ter tomado paracetamol?
Quando foi criado o protocolo de cirurgia segura?
Como descartar absorvente na Europa?
Como saber qual é a resolução do meu monitor?