Os gases eram disparados contra as trincheiras onde ficavam os soldados que se protegiam da artilharia inimiga. Ao longo da guerra, várias formas de lançá-los foram empregadas. A principal era a produção de nuvens gasosas a favor do vento que ia em direção às trincheiras inimigas.
Vômito, asfixia, queimaduras. A partir de 1915, os soldados escondidos nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial começaram a sentir um novo tipo de sofrimento com o surgimento das armas químicas no campo de batalha, que trouxe, além da morte, o terror.
Principais gases
"A primeira arma química foi o gás de cloro, que sufoca a vítima até a morte", diz. "Ela foi projetada mais como uma substância incapacitante do que letal, mas matou milhares", acrescenta.
Vômito, asfixia, queimaduras... A partir de 1915, os soldados escondidos nas trincheiras começaram a sentir um novo tipo de sofrimento com o surgimento das armas químicas no campo de batalha, que trouxe, além da morte, o terror.
Quais são os gases mais venenosos? Se levarmos em conta a rapidez dos efeitos tóxicos no organismo, os mais venenosos são os gases usados como armas químicas. ... Sim: a atropina, uma substância química tida como antídoto universal para envenenamentos, que mantém a oxigenação do organismo.
As armas químicas são substâncias químicas que já existem e são empregadas no uso industrial. A diferença é que uma arma química é utilizada para atacar e fazer sofrer uma população civil ou um inimigo externo. “Esse tipo de arma é um produto químico que causa morte ou que é, no mínimo, tóxico”, explica Colasso.
Metralhadoras, lança-chamas, gases venenosos, aviões e tantos outros armamentos foram postos no tabuleiro de guerra das potências imperialistas.
*Neurotóxicos: São substâncias artificiais criadas especialmente para agir no sistema nervoso central da vítima. Essa é a classe mais letal de armas químicas, segundo Colasso. O Novichok utilizado para envenenar o ex-agente russo Sergei Skripal e sua filha Yulia é um exemplo de arma química neurotóxica.
Os gases tóxicos provocaram centenas de milhares de mortos durante a guerra, apesar de seu uso ter sido quase sempre questionado. Devido aos problemas de manipulação e controle da carga aplicada, algo precisava ser feito para que a aplicação do gás fosse mais eficiente e certeira, e assim surgiu o gás fosfogênio.
O químico alemão Fritz Harber (1868-1934), que ganhou o Nobel de Química em 1918, foi um dos principais desenvolvedores dos gases tóxicos usados na Primeira Guerra. Tendo Harber como aliado científico, o exército alemão proporcionou à história das guerras uma das mais terríveis cenas de mortes em massa na cidade de Yprès, na Bélgica.
Os principais gases usados na Primeira Guerra foram o gás de cloro, o gás mostarda e o gás fosgênio. Tanto os países-membros da Tríplice Aliança, como a Alemanha, quanto aqueles que compunham a Tríplice Entente, como a Inglaterra, valeram-se do uso desses gases contra os seus adversários.
Na Segunda Guerra Mundial não ocorreu guerra química, principalmente porque os beligerantes possuíam tanto as armas quanto as suas defesas que faziam delas ineficazes. A Alemanha, no entanto, usou gás venenoso para exterminar milhões em seus campos de concentração.
O que significa inclinação de 8%?
Qual personagem de anime faz aniversário dia 20 de março?
Qual foi o primeiro comentário do YouTube?
Como funciona a carência dos planos de saúde?
Como tirar tinta de cabelo preto da pele?
Quando cabe recurso especial no novo CPC?
Como mudar o mundo Marx e o marxismo?
Quantos números pares de 3 algarismos podem ser formados com os algarismos 1 3 5 6 8 e 9?
O que neutraliza o ácido muriático?
Quanto rende 200 do CDI em 3 meses?
Quais são os principais sistemas de unitização de cargas?
Qual o porto mais importante da América do Sul?