Para os especialistas, o futebol – enquanto jogo, prática esportiva – também empodera as pessoas. Nas escolas e projetos educativos, quando em contato com o esporte, os alunos resolvem melhor seus conflitos, cuidam mais do espaço e dos colegas e conduzem de forma mais autônoma um papel de liderança positiva.
A prática de esportes afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. Os benefícios decorrentes da prática desportiva na escola são descritos pelo professor Guilherme Lins de Magalhães.
Através de constatações cotidianas ou mesmo de trabalhos de pesquisa, vemos que durante as aulas de educação física, o futebol acontece apenas no nível da prática (o fazer pelo fazer), desprovido de reflexões teóricas sobre o saber fazer corporal ou sobre as referidas conexões sociais que permite e vivenciado, na ...
O futebol escolar
Principalmente nas aulas de Educação Física, que devido à riqueza de conteúdos explorados na área, o esporte é um dos temas que mais motivam as crianças criando possibilidades para o professor trabalhar além de conceitos técnico-táticos, também questões sociais e culturais.
Força; Coordenação; Agilidade. Na saúde, assim como outra prática de exercício físico, o futebol praticado de forma regular reduz o risco de desenvolvimento de doenças como cardiopatias, entre outras.
43 curiosidades que você vai gostar
O esporte trazido da Inglaterra pelas elites se arraigou na população que tomava as cidades. Tornou-se um elo em comum para as massas. Mais do que isso, ajudou a quebrar barreiras sociais e raciais, nas arquibancadas e nos campos. A partir da década de 1930, o futebol viveu sua grande expansão.
O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.
Desenvolvimento motor
Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.
Futebol também pode virar gramática
Sugestão: a canção Uma Partida de Futebol, da banda Skank. Para isso, distribua cópias da letra, realize a leitura da música com os alunos e, na sequência, faça a audição da mesma. Pode-se variar as estratégias de leitura para que ela se torne dinâmica e prazerosa.
Estes fundamentos, que constituem o suporte do futebol, devem ser aprendidos e treinados para uma boa execução durante a prática desportiva. Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.
Futebol é um esporte disputado entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, com o objetivo de colocá-la dentro do gol ou meta. A partida divide-se em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos.
Também se essa prática desportiva pode afetar de forma estimulante em momentos de prazer, socialização e se estimula sua integridade com outras pessoas, podendo assim os praticantes se responsabilizem com maior autonomia em sua aprendizagem educacional.
Hoje, após 92 anos da sua introdução no Brasil (Charles Muller o trouxe para São Paulo em 1894), o futebol é visto pelos estudiosos como uma das três maiores expressões do nosso povo, ao lado da religião católica e do samba. Somos conhecidos como "a maior nação católica do mundo e o país do futebol com samba na veia".
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
Os objetivos do Esporte na escola, segundo Teixeira (1999), são a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.
O esporte na escola ajuda os estudantes a desenvolver a coordenação motora, promove o bem-estar e ainda trabalha habilidades socioemocionais como disciplina, persistência e trabalho em grupo. Além disso, a criança exerce esses aprendizados ao longo de sua vida adulta.
A Lei 8.650/93 é que define que o treinador profissional de futebol deve ser preferencialmente portador de diploma de educação física ou pessoa que, até o início da vigência da lei (22/4/1993), tivesse comprovado o exercício da profissão por, no mínimo, seis meses.
O futebol, disputado classicamente entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam principalmente os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, tem o objetivo de colocá-la dentro do gol. A partida se divide em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos.
Ministra aulas teóricas e práticas de Futebol conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, observa a correta aplicação dos exercícios, planeja aulas e aplica provas.
O futebol aumenta o reflexo, a coordenação, a agilidade e a capacidade cardiovascular, além de desenvolver o senso de coletividade, que é muito importante nessa fase;, frisa.
O futebol, para além de ser o esporte mais popular do mundo, é também, de modo menos conhecido, um grande produtor de conflitos na correlação de forças entre classes e grupos sociais. A ascensão das classes populares tem, no Brasil, entre suas marcas corporais, a da cor da pele. ...
O futebol é muito mais do que um desporto, é toda uma indústria que está por detrás do jogo. Nenhuma outra modalidade no mundo é capaz de gerar um volume tão elevado de apostas desportivas e de receitas. Na sua base estão as multidões, atenções, expetativas e influências que o futebol movimenta.
Surgido como uma comemoração inglesa pós-guerra, o futebol chegou ao Brasil, no final do século XIX, através de Charles Miller, um jovem filho de ingleses. ... O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII.
Esse privilégio por assim dizer, engendra-se pelo fato de que, no Brasil como um todo, o futebol foi guindado à categoria de espetáculo, de produto cultural de primeira grandeza, em detrimento de outras manifestações culturais e também de cunho esportivo.
Entre 1910 e 1919, mais times e federações surgiram. O esporte tornou-se cada vez mais popular. Em 1910, por exemplo, após uma visita do Corinthian FC de Londres ao Brasil, surgiu em São Paulo o atual Sport Club Corinthians Paulista.
Como comandar a TV pelo celular?
Qual a borboleta mais linda do Brasil?
O que é erro escusável e inescusável?
Qual é o objetivo da norma NBR 14039?
Como fazer confirmação em duas etapas no WhatsApp?
Quando a menstruação dura mais de 8 dias?
O que é uma circunstância qualificadora?
Quantas palavras cabem em uma página de livro?
Como podemos considerar a cultura negra?
Qual a importância da prevenção de doenças ocupacionais?
É perigoso fazer endoscopia digestiva alta?
Como usar o mel para baixar a pressão?
O que acontece em uma infecção viral?
Quem mais sofre violência no Brasil?
Quais são os melhores filmes de ação para assistir no Youtube?
É epilação egípcia ou depilação egípcia?
Qual foi o nome dado a deusa da morte e por que ela recebeu esse nome?