Introdução - O cordão umbilical liga o feto à placenta da mãe durante gestação, sendo por meio dele que o bebê recebe oxigênio e todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento intra-uterino no período fetal.
Além dos nutrientes, o cordão umbilical também é o responsável pela troca gasosa, levando oxigênio para o feto, que “respira” através dele. É só na hora do nascimento, quando o médico dá aquela famosa palmada no bumbum, que os pulmões do bebê começam a funcionar e ele passa a respirar por conta própria.
Muitas gestantes ficam apavoradas ao ouvir o termo mecônio, pois, infelizmente, prevalecem mitos antigos de que, se o bebê fez cocô dentro da barriga, o parto será de urgência e ele corre sérios risco de vida. Isso pode até acontecer, mas não é a regra!
O feto se nutre através da placenta, portanto tudo o que a gestante ingere irá afetar diretamente o desenvolvimento da criança. Pesquisadores têm discutido a relação entre o meio intrauterino desfavorável e o desenvolvimento de doenças na vida adulta.
O feto recebe assim oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e resíduos nitrogenados no sangue materno. A captação de oxigênio pelo feto torna-se mais eficiente porque sua hemoglobina é especial – produzida inicialmente pelo fígado – possui maior afinidade pelo oxigênio do que a hemoglobina produzida após o nascimento.
Nos casos mais graves, o sofrimento fetal pode até provocar um aborto e, por isso, deve ser tratado o mais rápido possível, sendo por isso muito importante ir a todas as consultas de pré-natal para fazer os exames necessários e garantir que o bebê se está desenvolvendo corretamente. Alguns dos sinais mais comuns da falta de oxigênio no bebê são:
O Ministério da Saúde estava ciente da situação há pelo menos cinco dias, segundo o procurador da República Igor Spindola. No entanto, por mais que pareça contra intuitivo, não se produz milhares de metros cúbicos de oxigênio de um dia para o outro.
Chegando em um centro médico, o oxigênio, que permanece líquido, mas em constante processo de evaporação conforme esquenta, é transportado ao sistema de tubulações do hospital até o leito. “A tubulação é justamente para aquecê-lo até a temperatura ambiente e chegar muito puro ao paciente”, explica.
Como se classifica cada matriz?
Quais os maiores megalópoles do mundo?
Como pedir um novo chip com o mesmo número TIM?
O que precisa conter em um artigo?
Porque Corpus Christi é feriado nacional?
Quem foi o intérprete do primeiro samba gravado?
Qual é a diferença entre divórcio e desquite?
Quanto pesa uma lata de cerveja de 350ml vazia?
Como está a situação do rodízio municipal de São Paulo?
Como limpar os olhos com soro?
O que é um iPhone desbloqueado?
São elementos indissociáveis ao reconhecimento da legítima defesa?
Qual a diferença entre sensor indutivo é magnético?
Quantos funcionários compõem a CIPA?
O que um filhote de peru come?