Clima: principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas. Relevo: Ele determina o fluxo de água e sua infiltração no solo.
São muitos os fatores que aceleram ou retardam o intemperismo: clima, relevo, rocha mãe, vegetação, características do sol.
Intemperismo físico – degradação da rocha por meio de processos físicos, sem alteração da sua composição química. Intemperismo químico – conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas.
Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre.
Rochas ígneas e metamórficas com alto teor de quartzo são mais resistentes ao intemperismo, do que aquelas ricas em olivinas, piroxênios e anfibólios.
Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.
O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.
O intemperismo é um importante processo de transformação do relevo ao longo do tempo e compõe um dos elementos que integram a erosão, que nada mais é do que o desgaste, transporte e deposição de sedimentos e partículas de rochas, agindo também sobre o solo.
Os solos tropicais altamente intemperizados apresentam teor significativo de colóides com carga elétrica variável. Entretanto, são poucas as referências em relação à quantificação destas cargas, principalmente em solos ácricos, que representam o extremo na escala de intemperismo.
Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Dentre os fatores que influenciam o intemperismo, tem-se, principalmente: Clima: principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas.
Tipos de Intemperismo. Segundo o tipo de processo que ocorre, o intemperismo pode ser classificado: Intemperismo Físico: também chamado de "intemperismo mecânico", ocorre por meio de processos físicos, com a fragmentação das rochas formando assim diversos tipos de sedimentos (por exemplo, a areia). É influenciado sobretudo, pela ...
A influência dos seres vivos sobre esse processo é tão relevante que muitos autores definem um tipo específico: o intemperismo biológico, embora esse invariavelmente resulte em um intemperismo químico ou físico. Nesse sentido, a principal influência é da vegetação, além da presença de micro-organismos no interior dos solos e das rochas.
O que quer dizer pressentindo?
Como se escreve a palavra outono em inglês?
Qual é o papel das organizações quando o tema é motivação no ambiente de trabalho?
Como se fala pizzaiola em inglês?
O que é marketing de forma simples?
Quais os benefícios do estradiol?
Como se escreve maldade correto?
Como tirar extrato pagamento INSS?
Qual é o sinônimo da palavra causar?
Como criar uma conta no Pokémon Trading Card Game?
Como ganhar dinheiro na App Store?