A prática regular do esporte, além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão social, que inclui a criação e manutenção de ciclos de amizades e diversão. ... Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade.
O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação e seus benefícios são inúmeros: ele atua no desenvolvimento motor e cognitivo de um indivíduo, ajuda a elevar a autoestima e a autoconfiança, melhora a qualidade de vida, age na prevenção de doenças como ansiedade e depressão, além de incentivar a criação de laços de ...
O educador pode correlacionar esporte e inclusão, a fim de proporcionar momentos de empatia e trabalho em equipe. O esporte é uma maneira de enriquecer tanto os saberes corporais como as experiências lúdicas, emocionais e sociais. ... Além disso, quando praticado em grupo, o esporte desenvolve habilidades sociais.
Por meio do esporte o indivíduo poderá desenvolver capacidades diversas como: física, motora e cognitiva, além de promover a socialização, o respeito, a cooperação. ... Outro papel de inclusão social através do esporte é a questão da integração das pessoas portadoras de deficiência física.
Além disso, o esporte ganha importância como ferramenta de inclusão social, pois mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial, ou seja, possui papel educativo pleno.
20 curiosidades que você vai gostar
O esporte pode contribuir para a saúde, construção de bem- estar psicológico e capacidade de liderança e empoderamento dos indivíduos enquanto cidadãos, estimulando a participação civil e fomentando o diálogo.
Além da inclusão social, o esporte proporciona inúmeros benefícios à saúde humana. Atuando na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças, o esporte ganha espaço e interesse pela medicina. É essencial a sociedade estimular a prática do esporte na população.
O Esporte Social é voltado primordialmente ao atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos, estudantes da rede pública de ensino, pessoas com deficiência e idosos que estejam em situação de risco social.
Inclusão social através do esporte
Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.
Por meio da prática esportiva, é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas e fortalecer a autoestima. Além disso, quando praticado em grupo, o esporte ajuda as crianças a melhorarem suas habilidades sociais.
Praticar esportes também pode ser uma forma de auxílio para a reabilitação da pessoa com deficiência.
...
Confira 19 esportes para pessoas com deficiência.Basquete. Foto: Arquivo Freedom. ... Bocha. ... Tênis de mesa. ... Voleibol sentado. ... Futebol de 5. ... Goalball. ... Natação. ... Remo.
Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência. A prática de exercícios também contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade.
O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
As regras, as habilidades sociais e a superação dos próprios limites trabalhados durante os exercícios são qualidades que acabam fazendo parte da personalidade de quem o pratica. Isso auxilia na inclusão social com o fortalecimento da autoestima e na formação de um indivíduo mais consciente de si.
Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. ... Já o termo esporte Paralímpico designa as modalidades adaptadas que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.
Segundo Bracht (2011), o esporte moderno tem como referencia uma atividade corporal de movimento competitiva, que surgiu na Europa no século XVIII e expandiu-se para o resto do mundo. Foi fundamentada em meados do Século XIX nas escolas da Inglaterra e pedagogicamente não restringia a competição (TUBINO, 1987).
Segundo o Ministério do Esporte (apud Borges, 2009), o esporte desenvolvido em projetos sociais, que por sua própria característica de socialização e inclusão social, poderá a longo ou médio prazo, enfatizar valores morais e sociais como, por exemplo, a participação, cooperação, liderança, respeito e outros valores nos ...
O esporte fortalece a auto-estima, cultiva o respeito ao próximo, estimula a solidariedade, incentiva a tolerância, o sentido de equipe, a disciplina, a capacidade de liderança e contribui na socialização dos sujeitos.
Ao praticar uma atividade física regularmente, ocorre um aumento de endorfina no organismo. Essa substância é responsável por alterações de humor, promovendo bem-estar. Por essa razão o esporte pode auxiliar na reversão de quadros de depressão, sendo muitas vezes parte de tratamentos psicológicos.
Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.
O papel do professor de educação física na inclusão, é o de intermediar novos aprendizados, apresentando aos seus alunos o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, o aluno tende a assimilar melhor o conhecimento, idealizando os recursos motores e mentais que possuem.
Segundo o Guia, os principais benefícios da prática de atividade física para pessoas com deficiência são: aumento da força muscular, da resistência, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade.
Considerado um dos esportes mais completos que existe, a natação é também super democrática, podendo ser praticada por pessoas com diversos tipos de deficiência, como paraplegia, deficiência visual e paralisia cerebral – vale reforçar, entretanto, que pode ser necessário acompanhamento profissional para garantir que o ...
Modalidades de esporte adaptadoPessoas com deficiência visual: futebol de cinco, golbol, atletismo, natação, judô, ciclismo, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno;Pessoas com deficiência intelectual: atletismo, natação, tênis de mesa, entre outros;
Esportes para pessoa com deficiênciaBasquete. A altura da tabela, as dimensões da quadra e as regras gerais são iguais às do basquete tradicional. ... Atletismo. ... Bocha. ... Tênis de mesa. ... Handebol. ... Vôlei. ... Hipismo. ... Futebol de 5.
O que é espaçamento simples ABNT?
Quando a Octavia morre em The 100?
Como localizar um veículo pela placa antiga?
Quais alimentos que inflamam as articulações?
Qual o benefícios do pão integral?
Como se escreve pastéis na nova ortografia?
Qual o tamanho ideal de forno?
É bom misturar etanol com gasolina?
Quanto é 20 horas de trabalho?
Quanto cobrar por uma publi no Instagram?
O que significa sonhar com uma pessoa de cabelo curto?
Pode tomar café depois de antibiótico?
É seguro o consumo de alimentos irradiados?
O que são fios de sutura absorvíveis?