Quando a criança escuta uma música, ela se concentra e tende a acompanhá-la, cantando e fazendo movimentos com o corpo. Isso desenvolve o senso do ritmo nos pequeninos. ... É importante que nós, educadores, valorizemos o ato de criação da criança, para que ele seja significativo no seu contexto de desenvolvimento.
A musicalização é importante é importante na infância porque desperta o lado lúdico aperfeiçoando o conhecimento, a socialização, a alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial e matemática.
O contato com os instrumentos musicais favorece a observação de padrões de comportamento de autodisciplina e das relações sociais e auxilia o desenvolvimento da coordenação motora e rítmica.
Como trabalhar a música na educação infantil em casa ou na escola
O objetivo principal da Musicalização Infantil é fazer com que a criança tenha um contato bem elaborado e estruturado com a música. A partir deste contato qualificado, a criança inicia um processo de percepção, tornando-se sensível à música, e ampliando o seu universo sonoro.
Ouvir música contribui para o desenvolvimento dos bebês e das crianças porque a harmonia dos sons estimula a audição e a fala e também o seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor.
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
No âmbito escolar a música tem por finalidade acrescer e facilitar a aprendizagem do educando, pois instrui o indivíduo a ouvir de maneira afetiva e refletida.
Considerando a importância da música como parte da cultura popular e, portanto, como conhecimento a ser trabalhado no contexto da educação da criança e conceituar os meios de amplificar essa musicalização.
No entanto, nos meios acadêmicos da área da Educação, a música tende a ser vista como ornamental, pouco substantiva, ou é tratada de forma pouco científica; no campo da Música, é pouco valorizada ou carece de concepções mais sólidas a respeito da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica (NOGUEIRA, 2006).
Para Jeandot (1993) as pesquisas sobre educação musical no Brasil se mostram um pouco lentas, se comparadas às que se desenvolvem em outros domínios artísticos, devido ao fato de a música ser uma arte auditiva, interiorizada, que exige mais esforço, ao contráriod as artes visuais, cuja captação é mais imediata.
Como é o nome da namorada do Kakashi?
O que significa invasão de cupins?
Como contar que está grávida para o namorado?
Quais são as áreas de atuação de um enfermeiro?
Com quanto tempo de gravidez o umbigo sai pra fora?
Quais os principais agentes do controle biológico?
Quanto gasta de material para fazer uma calçada?
Como saber se eu tenho disbiose?
Qual é a cantora mais ouvida no Spotify em 2020?
Quais as marcas de leite em pó que não contém açúcar?
Qual o melhor aplicativo para ler livros gratuitamente?
O que é crisma na igreja catolica?
Onde o processo de centrifugação é muito utilizado como é feita?
Qual a importância do ECA para o profissional da enfermagem?