Descontentamento da burguesia. Muitos burgueses acumularam riquezas e passaram a reivindicar participação na política do país. O controle do Estado absolutista sobre a produção e o comércio restringia o crescimento das atividades econômicas da burguesia, o que descontentava essa camada. Circulação de novas ideias.
Eles desejavam acabar com o absolutismo e o poder do rei, já que eles sustentavam o estado. Além disso, queriam romper as restrições do comércio internacional, acreditando que o Liberalismo Econômico pudesse ajudar a resolver os problemas. Os burgueses buscavam por mais participação nas decisões políticas do país.
A França havia perdido colônias e mercados devido às derrotas nas guerras contra a Inglaterra. A participação na Guerra da Independência dos EUA onerou os cofres franceses. ... A divulgação das idéias iluministas e a participação na Guerra da Independência dos EUA contribuíam para a reação contra o absolutismo.
A desigualdade social no Antigo Regime contribuiu para o aumento da insatisfação social com o regime político então vigente, de modo que serviu de motivação para as revoltas camponesas e dos pequenos burgueses contra o sistema político de então, com eventos emblemáticos como a Tomada da Bastilha.
Crise econômica A França estava com a economia abalada por diversos motivos. O primeiro deles eram os gastos militares do país. ... Outro ponto que contribuiu para a situação econômica do país foi uma das piores safras agrícolas que a França teve.
Costuma entender-se por burguesia uma camada social da Era Moderna, que abrangia tanto banqueiros e ricos comerciantes quanto pequenos comerciantes e jornalistas. Como parte do terceiro estado, a burguesia não tinha acesso o poder político monopolizado pelo clero e pela nobreza.
"Liberdade, igualdade, fraternidade": a partir da França esse slogan revolucionário inspirou a Europa do final do século 18. E transformou irreversivelmente a história do continente. Enormes dificuldades monetárias atormentavam o rei da França Luís 16 (1754-1793). ...
A Revolução Francesa teve como grande marco a Queda da Bastilha, que aconteceu no dia 14 de julho de 1789. ... Foi inspirada nos ideais do Iluminismo e motivada pela situação de crise que a França vivia no final do século XVIII. Causou também profundas transformações e marcou o início da queda do absolutismo na Europa.
Desta forma, referendado pelas obras dos renomados historiadores, concluiu-se que entre manobras políticas, alianças e golpes, a burguesia francesa teve um papel fundamental na conspiração que provocou o processo revolucionário, que se estendeu até à primeira metade do século XIX.
Com a duração de 10 anos, ela começou no ano de 1789 e terminou somente em 1799. Essa revolução de caráter burguês tinha como objetivo conquistar a liberdade, a igualdade e a fraternidade para toda a população – esse era, inclusive, o seu lema: “Liberté, Egalité, Fraternité”.
Por fim, o último fator que contribuiu para que a Revolução Francesa acontecesse foi a influência das ideias iluministas. Os pensadores criticavam a concentração de poder nas mãos de um rei absolutista e a ausência de liberdade. Eles defendiam a igualdade perante a lei e o direito do povo se rebelar e lutar contra a tirania.
Em resposta, a burguesia formou uma milícia armada, a Guarda Nacional, incumbida de proteger a assembléia das tropas reais. O clima de tensão e conflito político instaurado não só se observou nos salões e prédios da monarquia francesa. Os populares começavam a se mobilizar contra a insuportável situação econômica vivida.
O que ajuda a diminuir a miopia?
O que acontece se não pagar a multa da ANTT?
Qual a diferença entre farmacocinética e farmacodinâmica?
Porque o PAC demora mais que o SEDEX?
Quem é considerado abaixo da linha da pobreza?
Qual a desvalorização do Tiggo 5X?
Qual a função das termoelétricas?
O que é um plano na fotografia?
Pode colocar remédio na comida?
O que acontece após uma erupção?
Como se escreve 101 em português?
Qual o tempo mínimo para tomar antibiótico?