O descarte incorreto de medicamentos traz como consequências a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais.
O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos.
Assim como a cocaína, os remédios estimulantes provocam o aumento dos batimentos cardíacos e elevação da pressão arterial. Pessoas com problemas no coração ou pressão alta não devem usar esses medicamentos, pois correm maior risco de sofrer um ataque do coração ou um derrame de sangue no cérebro.
Descartar de modo incorreto esses resíduos, como jogá-los em aterros comuns ou despachá-los pela rede de esgoto, pode promover a contaminação de solo, lençóis freáticos, lagos, rios e represas, afetando também a fauna e flora que fazem parte do ciclo de vida da região contaminada.
O descarte de medicamentos vencidos, contaminados, interditados ou não utilizados, embora não haja uma atenção especial para esse tipo de lixo, podem causar contaminação do solo e da água se dispostos em locais inadequados, como lixões e terrenos abandonados.
30 curiosidades que você vai gostar
Quando jogados em locais inadequados, como lixo ou sistema de esgoto, os medicamentos contaminam a água e o solo, podendo afetar peixes e outros organismos vivos, além de pessoas que bebem dessa água e consomem ou se alimentam desses animais.
Métodos para descartar remédios corretamente
Uma ótima iniciativa para resolver os problemas decorrentes do descarte inadequado de medicamentos é adotar a logística reversa. A prática consiste em estabelecer requisitos mínimos para proteção dos riscos ao meio ambiente e à saúde pública.
Além da dependência, os efeitos colaterais dos males do uso excessivo de remédios também incluem alergias, complicações hematológicas e hepáticas e até envenenamento. O uso excessivo de analgésicos, por exemplo, pode ocasionar o efeito oposto: dor crônica.
A presença de resíduos farmacêuticos no ambiente marinho é uma ameaça aos oceanos, que prejudica não apenas os organismos marinhos, mas também o ser humano. ... Além disso, a contaminação por esses resíduos pode afetar as cadeias alimentares, afetando até nós, seres humanos.
A definição é simples: quaisquer produtos que não atendam as regras definidas pela Anvisa estão irregulares e, portanto, não oferecem a você garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária. Na prática, o que isso representa? Risco de dano e ameaça à saúde.
EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.
O uso indiscriminado de medicamentos pode mascarar e intensificar doenças, levar a desastrosas interações medicamentosas e ocasionar vários outros prejuízos à saúde21.
Um dos principais problemas é o erro de dosagem. Como o controle de qualidade pode deixar a desejar, dependendo da farmácia, o engano na dose do medicamento pode não só atrapalhar o tratamento, como causar danos à saúde do cliente.
Esses poluentes provocam diversos tipos de danos, como por exemplo: redução de fertilidade do solo, aumento da erosão, desequilíbrio ecológico, redução da vegetação, problemas de saúde pública, contaminação de alimentos, desertificação. ...
O correto é encontrar um local adequado de descarte, como farmácias que têm posto de coleta. Não são, porém, todas as farmácias ou unidades básicas de saúde que fazem a coleta. Pelo site Programa Descarte Consciente é possível encontrar locais que cuidam da coleta e destinação adequada ao remédio.
A cada ano, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a instituição afirma que, caso o ritmo de consumo continue o mesmo, em 2050 pode haver mais plástico do que peixes nos oceanos.
O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. ... Além disso, muitos dos nossos rios deságuam no oceano e, assim, levam lixo para as praias, tornando-as impróprias para o banho e desequilibrando o ecossistema.
Para aves marinhas e animais de maior porte, como tartarugas, golfinhos e focas, o perigo está nas sacolas de plástico. ... Ao ingeri-la, sofrem falsa saciedade e, com o estômago entulhado de plástico, ficam incapazes de ingerir algo mais, morrendo de desnutrição.
Além disso, o meio ambiente também é afetado, uma vez que essas medicações vão se diluir e serem absorvidas pelo solo, contaminando o lençol freático. Para evitar que isso ocorra, o ideal é descartar esse material em Unidades Básicas de Saúde ou em farmácias que tenham postos de coleta.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:Economizar água.Evite o consumo exagerado de energia.Separar os lixos orgânicos e recicláveis.Diminuir o uso de automóveis.Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas.Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis.
Nesse sentido, cabe também ao farmacêutico o papel de orientação quanto aos riscos do descarte inadequado desses produtos, tendo em vista que a Resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013 prevê ações aos profissionais da área relacionadas a educação em saúde por meio da comunicação com a população quanto aos medicamentos.
O consumo indevido de medicamentos descartados de maneira inadequada pode levar ao surgimento de reações adversas, intoxicações, dentre outros problemas, comprometendo decisivamente a qualidade de vida e saúde dos usuários 5. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Após dez anos em discussão, o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares foi regulamentado no âmbito federal em junho deste ano, por meio do Decreto nº 10.388/2020.
COMO DESCARTAR
Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados. Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes e localize uma de nossas estações coletoras ECOMED. Confira em Pontos de Coleta.
A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
Qual foi o primeiro mascote dos Jogos Olímpicos?
Qual é a população habitada apenas por indígenas?
Qual o efeito da repetição de palavras?
Porque aparece despejar no Excel?
Quem faz Lash lifting e lash designer?
Como tirar seiva de árvore da pintura?
Qual é a primeira refeição do dia?
Como tirar manchas da FlavorStone?
Como tirar mancha de frutas da roupa branca?
Como se chama quem trabalha com computadores?
O que significa Sonhar com cesto de roupa suja?
Como fazer a mãe da minha namorada me aceitar?
Como tirar mancha de fixador em roupa colorida?
O que é pólis ou cidade-Estado?
Como tirar o gesso de um bebê?
Como tirar mancha de roupa jeans manchada por outra roupa?